PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi finalizou a campanha de vacinação antirrábica na última semana, com a imunização de 8.049 animais, entre cães e gatos.
Segundo dados do Departamento Municipal de Endemias, a atuação da equipe refletiu o comprometimento em alcançar a meta estabelecida, sendo que, na zona urbana, foram protegidos 5.426 animais, compreendendo 4.812 cães e 614 gatos, enquanto que, na zona rural, 2.623 animais receberam a vacina, incluindo 2.312 cães e 311 gatos.
De acordo com a prefeitura, este ano a campanha se estendeu por cerca de dois meses, mais dois dias de vacinação em pontos estratégicos e contou ainda com uma tenda permanente na Praça Padre Alberico, que ficou disponível de segunda a sexta-feira em horário comercial.
Conforme o coordenador de Endemias, Luiz Henrique Vieira Mota, a campanha reforçou a importância da prevenção anual para cães e gatos, ressaltando o papel vital dos animais de estimação no convívio humano e a necessidade de proteger as pessoas contra o vírus da raiva.
“A partir de agora, a vacinação será realizada exclusivamente no Centro de Zoonoses, direcionada aos primovacinados, que consiste na administração de duas doses iniciais, com quatro semanas de intervalo, e reforços anuais”, disse.
Recapeamento
Na semana passada, o prefeito Paulo César Vaz e o secretário de Obras, Tadeu Augusto, estiveram presentes para acompanhar o início do processo de recapeamento asfáltico na rua João Leite, próximo ao parque de exposições.
Segundo a prefeitura, o recapeamento asfáltico representa um marco significativo para a comunidade, trazendo não apenas uma renovação visual, mas principalmente um impacto positivo na qualidade das vias urbanas, além de proporcionar uma melhor dirigibilidade, segurança no trânsito e maior valorização das áreas urbanas, influenciando diretamente no bem-estar dos moradores e usuários.
Conforme a administração, a iniciativa conta com um financiamento proveniente de uma verba parlamentar, somada aos recursos próprios da própria prefeitura.
Ainda segundo a prefeitura, as áreas a serem contempladas pelo recapeamento incluem a rotatória da estátua Mãe Carinho, a região próxima à ponte do Curumim e as proximidades do posto Portal da Canastra, além das ruas João Pedro Goulart, João Leite, Floriano Peixoto e parte da rua Amazonas que também receberão a revitalização.