PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi iniciou uma nova campanha de conscientização sobre o descarte de material cortante ou perfurante no lixo doméstico. Segundo informações do Departamento de Limpeza Urbana, o descarte incorreto pode causar acidentes graves com coletores.
De acordo com o departamento, os ferimentos causados por objetos cortantes são uma realidade na rotina dos colaboradores que trabalham na coleta de lixo da cidade. Mesmo com campanhas de conscientização direcionadas à população, tem sido muito grande a incidência de cacos de vidro e outros materiais cortantes e perfurantes colocados no lixo sem a devida proteção necessária.
Segundo o diretor do departamento de Limpeza Urbana e responsável pelo setor, Magno de Paula, (Gaguinho), diariamente, são coletadas mais de 20 toneladas de resíduos sólidos urbanos em Piumhi, que seguem para o aterro controlado.
Ainda de acordo com ele, existe uma forma correta de descarte para não expor os coletores de lixo a estes riscos e a equipe pede a colaboração da população quanto a essa questão. Os cacos de vidro, latas e espetos podem ser armazenados em garrafas PET, caixinhas de leite ou embrulhados com jornal ou papelão e, assim, descartados, normalmente, no lixo doméstico ou reciclável.
Já os materiais de medicamentos, seringas, lâminas, entre outros devem ser levados à Unidade de Saúde mais próxima à residência do usuário para que seja feita a coleta por uma empresa responsável que fará o descarte apropriado, não oferecendo riscos à pessoa, ao trabalhador ou meio ambiente.
Segundo a prefeitura, o município também conta com mais de 50 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade. Nesses locais, podem ser deixados os materiais recicláveis, que seguem para o Centro de Triagem Viraser.
Palestra
Na semana passado, no auditório do campus da IFMG-Piumhi, aconteceu o curso de capacitação sobre a Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes vítimas e testemunhas de violência. O evento reuniu mais de cem profissionais da Saúde, Educação, além de representantes da área jurídica, civil, equipe do CREAS, CRAS, dos conselhos, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e outros.
Segundo a prefeitura, o curso foi ministrado pela psicóloga, Iramaia Ranai Gallerani, da Escola de Gestão Municipal (EGEM) teve como objetivo capacitar e qualificar esses profissionais. A capacitação teve a realização do Instituto Ranai e da Secretaria de Assistência Social de Piumhi, que visou à melhoria e qualidade do atendimento e organização de fluxo de toda rede do município de modo a não haver revitimização de crianças vítimas de violência.
Para a secretária de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa, os temas abordados pela psicóloga foram de grande proveito e a interação dos profissionais com a palestrante surtiu grandes efeitos durante o seminário, onde puderam tirar dúvidas e criar uma ligação mais forte entre as redes de assistência à criança vítima de violência.