Vinícius Borges
PASSOS – A procura por enfeites de Natal tem deixado comerciantes e vendedores de lojas especializadas em Passos otimistas sobre o aumento nas vendas deste ano em relação ao ano passado.
“A maior procura nesse período natalino na loja é, com certeza, por pisca-piscas e bolas de árvore. Os pisca-piscas estão, principalmente, mais baratos, a maioria deles teve uma diminuição nos valores”, afirma o vendedor Guilherme Vinícius de Souza Santos, que trabalha em uma loja de acessórios.
“As pessoas compram mais em novembro mesmo, para já deixarem as decorações prontas com antecedência. A loja tem estado bem movimentada, principalmente aos sábados. Com isso, esperamos que as vendas deste ano sejam bem maiores do que os anteriores”, disse.
De acordo com o comerciante André Vitor Ribeiro, os preços variam conforme o tipo de produto, com opções que atendem tanto aos consumidores que buscam decorações mais sofisticadas quanto aqueles que preferem alternativas mais acessíveis.
Segundo ele, o fim de ano é sempre um período de grande movimentação para as lojas de artigos decorativos. Com as vendas começando a crescer a partir de novembro e o pico em dezembro, especialmente nas duas semanas que antecedem o Natal.
“O aumento nas vendas está diretamente relacionado ao espírito festivo das pessoas, que buscam decorar suas casas para receber familiares e amigos. Além disso, muitos consumidores já estão mais dispostos a gastar por causa das promoções e bônus de fim de ano”, afirma.
Para André, as árvores de Natal, luzes e enfeites são os campeões de vendas. Porém, nos últimos anos, outros itens como guirlandas, arranjos de mesa e peças decorativas para portas também têm ganhado destaque na loja.
Já para o lojista Rogério Oliveira, nos últimos anos ocorreu uma alteração no comportamento dos consumidores em relação à compra de itens decorativos natalinos.
“O comportamento tem mudado bastante. Antes, as pessoas compravam tudo de uma vez e usavam as mesmas decorações de um ano para o outro. Hoje, há uma busca muito maior por novidades, tendências e produtos diferenciados que fazem sucesso principalmente na internet. Assim, as pessoas estão mais dispostas a renovar a decoração de ano para ano”, aponta.
Conforme o comerciante, as compras online têm crescido significativamente e muitas pessoas preferem a comodidade de comprar diretamente de casa, principalmente quando a loja oferece entrega rápida e variedades de produtos.
Segundo ele, a loja física ainda tem importância, pois alguns clientes preferem ver os produtos pessoalmente, verificando a qualidade e vendo como as decorações ficam no ambiente. “Percebo que há uma fusão entre as duas formas de compra. O consumidor pesquisa na internet, mas acaba indo até a loja física para conferir os produtos de perto”, disse.
Rogério também aponta que as lojas já se prepararam para atender o aumento na demanda. “Primeiro, aumentam o estoque dos produtos mais procurados e contratam mais funcionários para dar conta do aumento no fluxo de clientes. Também costumam investir em promoções especiais, que atraem os consumidores. Além disso, muitas lojas começam a decoração e a ambientação natalina bem antes de dezembro, criando um clima festivo que já vai gerando desejo de compra nas pessoas”, afirma.