7 de janeiro de 2025
Mutirão, que recolheu cerca de dois caminhões de entulhos, é o primeiro do ano. Prefeitura prevê a realização de outras ações em outros bairros. / Foto: Divulgação
Carlos Renato
PIMENTA – A Prefeitura de Pimenta promoveu, no último fim de semana, o 1º Mutirão de Limpeza de 2025. A ação teve como objetivo prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. A administração deve realizar outras ações no decorrer do ano.
Segundo o Setor de Combate a Endemias, o mutirão aconteceu nos bairros: Peixe Vivo, Barro Preto, Praia dos Coqueiros, Jardim São José e Ilha do Cabaçal.
Durante o mutirão foram retirados dois caminhões de material e entulho que poderiam servir de criadouros, incluindo pneus descartados em locais inadequados e encontrados em terrenos baldios, comércios, construções e residências.
O coordenador do Setor de Endemias, Elias Azevedo, destacou que essas ações são importantes para prevenção contra a doença, mas alertou que a colaboração da população é primordial para evitar a proliferação do mosquito.
“O ideal é a população inspecionar e eliminar possíveis focos em suas casas e terrenos”, ressaltou.
Segundo o coordenador, entre as ações de combate ao Aedes aegypti estão a manutenção de caixas d’água e tambores de armazenamento sempre tampados, a verificação de ralos e bebedouros de animais e não deixar acumular água em vasos de plantas ou calhas, manter banheiros pouco usados limpos e secos, lixeiras devem ser furadas para evitar acúmulo de água.
“Com a chegada do período de chuvas, o cuidado deve ser redobrado! A melhor forma de combater o mosquito é não o deixar nascer!”, destacou.