Carlos Renato
PIMENTA – A Prefeitura de Pimenta inaugura nesta terça-feira, 8, às 9h, a sede própria do Posto de Identificação da Polícia Civil, instalado na avenida JK, 396, na área central da cidade, onde funciona a administração municipal. O local servirá para a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CNI).
De acordo com o assessor de comunicação, Patrick Fortuna Brasil, durante o período da manhã deve ser feito uma breve apresentação do espaço e dos serviços que serão promovidos à população, com a presença de autoridades políticas e convidados.
“O posto terá uma estrutura adequada para os atendimentos, com sala reservada e exclusiva, programa digital, computador, câmera profissional e profissional qualificada e autorizada, dentre outros equipamentos para a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CNI)”, informou.
Para o assessor, o posto deve facilitar o acesso a serviços. “Nenhum cidadão precisará deslocar para as cidades vizinhas. Sendo assim, essa inauguração é de suma importância, pois não tinha essa prestação de serviço público no município. Os Pimentenses tinham que agendar em cidades vizinhas, custeando com o transporte”, ressaltou Patrick.
Segundo ele, após a inauguração, já será possível iniciar os atendimentos a partir desta quarta-feira, 9, mas ainda não está garantido o início das emissões do documento, ainda sem data programada. O local funcionará por meio da atuação da Polícia Civil de Minas Gerais.
Na região, os municípios de Bom Jesus da Penha, Capetinga, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, São João Batista do Glória, São José da Barra e Vargem Bonita não possuem Postos de Identificação específicos para a emissão do documento, conforme consulta no site da Polícia Civil.
CNI
Segundo informações da Polícia Civil, a primeira emissão da Carteira de Identidade Nacional (CNI) é gratuita, independentemente da existência de outras vias de carteira de identidade nos modelos anteriores.
A CNI terá validade de cinco anos para pessoas com idade de zero a 11 anos; de dez anos, para a faixa etária de 12 anos completos a 59 anos; e indeterminada para pessoas com idade a partir de 60 anos.
No caso de perda ou extravio da carteira, no período de validade do documento, para a expedição de nova via deverá ser paga a taxa de segurança pública, no valor de R$ 110,62, por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O prazo para emissão e entrega do documento é de até 15 dias úteis.
Cadastro Único
A Prefeitura de Pimenta informou que o sistema do Cadastro Único (CadÚnico) voltou a funcionar parcialmente no município. “Tendo em vista a instabilidade do funcionamento, esperamos a normalização do sistema o mais breve possível”, aponta a administração.
Qualquer dúvida, a prefeitura orienta a entrar em contato pelo telefone (37) 3412-1427, ou ainda pelo WhatsApp (37) 3324-1138, e conversar com Rafael Barbosa, responsável pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Pimenta.