Leonardo Pedro
PASSOS – O ex-técnico do Cruzeiro, Paulo Pezzolano, foi escolhido para comandar o pequeno Valladolid, da Espanha, outro clube comprado por Ronaldo Fenômeno. O uruguaio substitui o técnico Pacheta, demitido após sofrer uma goleada por 6 x 0 contra o Real Madrid, no último domingo, 2.
Após deixar o Cruzeiro, Pezzolano estava sem clube desde o dia 19 março, quando foi eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro. Desde a saída, ele recusou uma proposta do futebol mexicano e recebeu sondagem de clubes brasileiros.
Este será o primeiro trabalho de Pezzolano no futebol europeu. O técnico de 39 anos esteve, antes do Cruzeiro, no Pachuca, do México, além de Liverpool (adversário do Corinthians na Libertadores) e Torque, ambos do Uruguai. Desta forma, o clube espanhol será o quinto da carreira como treinador, que iniciou na carreira em 2016.
Na Espanha, ele terá o desafio de evitar a queda da equipe, que está à beira da zona de rebaixamento, na 16ª colocação da LaLiga, com 28 pontos. O Almería, 18º, tem 27, e o Valência, penúltimo colocado, tem 19. Os três últimos dos 20 clubes caem para a segunda divisão espanhola.
Na última entrevista como técnico do Cruzeiro, Pezzolano foi questionado sobre seu futuro e afirmou que seu pensamento era seguir sem trabalhar até julho, deixando em aberto a possibilidade de aceitar alguma oferta antes. Sua ida para o Valladolid era especulada antes da queda do antigo treinador.
“Estão falando que posso ir para outra equipe brasileira. Se me ligam? Sim, me ligam. Me ligam equipes brasileiras, italianas, mexicanas, do Oriente Médio, mas eu e minha família vamos continuar morando aqui em BH, descansando a cabeça. A partir de julho, ir para algum lugar, mas se chegar algo antes pode acontecer. Prometo ao torcedor que esse ano não trabalho aqui no Brasil”, disse o uruguaio.