Ícone do site Folhadamanha

Pesquisa em produção de uva fomenta vinícolas na região

Rafael Marcon

S. S. PARAÍSO – O Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais em São Sebastião do Paraíso (Cesp) apresentou avanços tecnológicos para a produção de uvas na região em 2022. Neste ano, a empresa prevê maior investimento na vitivinicultura, a atividade de uvas para consumo in natura, fabricação de vinhos e outros derivados, como uva passa. De acordo com o gerente do Cesp, Juraci Júnior de Oliveira, já há novas vinícolas em funcionamento em Passos, Fortaleza de Minas e na Serra da Canastra.

“Com as novas conquistas da pesquisa, a vitivinicultura tem conquistado investidores. No Sudoeste de Minas há vinícolas em início de atividades nos municípios de Fortaleza de Minas, Passos e na Serra da Canastra. Estaremos ampliando, este ano, o Vinhedo Institucional, para atender as demandas da pesquisa e da produção do vinho Institucional, além da difusão e transferências de novas tecnologias”, revelou.

“O Cesp atua atualmente na pesquisa e difusão de tecnologias na cultura do café e viticultura, nas disciplinas de fertilidade, fitopatologia, entomologia, manejo e tratos culturais. No passado já desenvolveu atividades com bovinos de corte, fruticultura, olivicultura, bataticultura olericultura, soja, milho, arroz, entre outras”, disse.

“Portanto, temos como missão apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas, oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e em benefício da qualidade de vida da sociedade”, disse.

Segundo o gerente, para este ano, além da expansão da vitivinicultura, a unidade prevê o lançamento de novos cultivares de café para a região. “Através das ações do Cesp, provavelmente teremos lançamento de uma ou duas novas cultivares de Café, as quais agregaram valor em quesitos de produtividade, qualidade e resistência à principal doença do cafeeiro, a ferrugem. Na Vinicultura através da parceria do Cesp com a Unidade da Epamig de Caldas, nosso núcleo tecnológico de vitivinicultura, será apresentado resultados promissores para a cultura da uva em nossa região”, disse.

“O Cesp apresentou avanços significativos no melhoramento genético do Cafeeiro, com a perspectiva de lançamentos de novos cultivares do Café. Na Vinicultura apresentou avanços significativos no manejo e controles fitossanitários da uva viníferas Syrah. Além de melhorias na transferência e difusão de tecnologias através de parcerias com o Senar, Emater, Prefeitura Municipal e Associação Comercial, a exemplo do Encontro Tecnológico do Café ocorrido em maio”, afirmou.

Segundo ele, o Cesp é uma unidade autossuficiente em termos de receita e que banca as atividades junto com recursos de projetos de pesquisas submetidos a fontes financiadoras pelos pesquisadores da unidade e também por meio de recursos injetados pelo Governo do Estado, como a folha de pagamento dos empregados efetivos e de contratos temporários.

Sair da versão mobile