Leonardo Pedro
PASSOS – Segundo pesquisa realizada por Quaest, CNN e Itatiaia (esses dois últimos são veículos de comunicação de Rubens Menin, um dos mecenas do Galo), e divulgada nesta segunda-feira, 10, apontou que Atlético e Cruzeiro se aproximaram no topo no ranking de maiores torcidas do Brasil. A dupla mineira tomou a posição do Vasco da Gama e está com 5% dos torcedores brasileiros cada.
A pesquisa ouviu mais de 6.500 torcedores, com idade a partir de 16 anos, em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. De acordo com a publicação, a margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiabilidade é de 95%.
Flamengo e Corinthians permanecem no topo disparadamente. O Rubro-negro carioca reúne 24% dos torcedores, enquanto que o Alvinegro paulista 18%. Já na terceira colocação, houve alteração. Com 9% contra 8%, o Palmeiras superou o São Paulo pela primeira vez. Desde que alcançou o segundo lugar de maior torcida do estado de São Paulo, o Tricolor nunca havia sido superado.
Minas x Vasco
Além do levantamento nacional, a pesquisa registrou a porcentagem de torcedores por regiões. Por conta disso, ainda que o Vasco possa ter a torcida um pouco menor do que a dupla mineira, o Cruzmaltino é um clube considerado nacional, enquanto que Galo e Raposa são clubes regionais.
São 98% dos atleticanos concentrados no Sudeste e 97% dos cruzeirenses. Da torcida do Vasco, menos da metade, 46%, está na região mais populosa do Brasil. A segunda região com mais vascaínos é a Norte, onde estão 24% dos torcedores, mas lá tem apenas 8,8% da população brasileira.
O Vasco é muito forte ainda no Nordeste, que concentra 27% dos brasileiros, com 22% da sua torcida na região, contra apenas 2% do Cruzeiro e 1% do Atlético. Esses números mostram a dificuldade dos clubes mineiros em alcançar outras regiões além da sudeste.
Outro ponto que precisa ser destacado é que algumas das pesquisas anteriores mais recentes, que mostravam o time de São Januário à frente da dupla mineira, consideravam também o segundo clube do torcedor, o que não acontece na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest.
O Norte, com 55%, e o Nordeste, com 34%, são as regiões onde os torcedores mais declararam apoio por dois clubes neste levantamento.
Minas x Sul
Em pesquisas anteriores, Grêmio e Internacional disputavam com Cruzeiro e Atlético as primeiras posições abaixo do top-5. A Raposa costumava ficar na sexta posição, seguido por Grêmio, Internacional e Atlético.
Contudo, na pesquisa da CNN/Itatiaia/Quaest, tricolores e colorados representam 3% e 2% do número de torcedores, respectivamente. Mesmo somada a margem de erro, Atlético e Cruzeiro, com 5% cada, permanecem na frente.
Por outro lado, os rivais de Porto Alegre registraram maior fidelidade de seus torcedores. 83% dos gaúchos afirmaram torcer para apenas um time, enquanto que 69% dos mineiros torcem apenas pelo Galo ou Raposa.
Redes sociais
Nas redes sociais, alguns números contradizem a pesquisa. O São Paulo, por exemplo, soma mais de cinco milhões de seguidores no Instagram, enquanto que o Palmeiras registra cerca de meio milhão a menos.
Cruzeiro e Atlético, com 2,3 e 2,5 milhões de seguidores, têm menos do que o Grêmio, com 2,6, e mesmo assim ficaram 2% a frente do clube gaúcho. O mesmo vale para o Bahia, que com 700 mil seguidores a menos do que o Internacional, registrou a mesma porcentagem do Colorado.
Outro caso é o Fluminense, que mesmo com 1,2 milhão de seguidores (o mesmo número do Sport e 100 mil a mais do que o Bahia) nem sequer foi citado no levantamento.