Ícone do site Folhadamanha

Peneira de futebol em Ibiraci aprova onze garotos

Oito meninos de Ibiraci e três de Cássia farão testes em Ribeirão Preto./ Foto: Divulgação.

Rafael Marcon

IBIRACI – O município de Ibiraci promoveu no último domingo, 21, em parceria com o I9 Futebol Clube, de Ribeirão Preto, uma peneira no Estádio Municipal, com direito a participação de olheiros do Botafogo-SP, da série A1 do Paulistão. Foram recebidas 107 inscrições, sendo 11 garotos aprovados para fazer testes nas categorias de base do I9. Os participantes são do sub-7 ao sub-14.

O I9 administra as categorias de base do Botafogo, nos anos de 2022 e 2023. Na peneira, os técnicos do I9, observaram oito possíveis promessas de Ibiraci e mais três de Cássia. São eles: José Felipe, Davi Teófilo e Cassoano Rocha (nascidos em 2017); Iniesta Jorge e Pedro Rocha (2014); Juan Denis (2013); João Pedro Barbosa e Miguel Rodrigues (2012); Nicolas da Costa (2011); e Lucas Moreira e João Vitor Sousa (2010).

O professor das categorias de base em Ibiraci, Jonatas Alves, acredita no potencial dos garotos aprovados. “Minha expectativa com esses meninos é que possam seguir carreira. É muito gratificante ver que oito meninos do município (Ibiraci) conseguiram ser aprovados. Desde o início fizemos um trabalho bem-feito na base. Eu pude ajudar nisso. É um resultado maravilhoso”, disse.

A garotada aprovada vai passar por um período de testes em Ribeirão Preto, nas instalações do I9. Segundo Jonatas, a ideia da prefeitura é proporcionar mais eventos como este, que contou com bom público e com um gratificante resultado.

“Os que não passaram, explicamos. São novos, vão ter outras oportunidades. Falamos para eles batalharem, treinarem, ter disciplina, foco e não desistirem. A gente vai esperar a resposta dos técnicos do I9 e entrar em contato com a Secretaria de Esportes para ver o transporte desses meninos. A prefeitura vai ajudar com o transporte até certo período”, afirmou.

José Felipe, de seis anos, sonha ser jogador profissional

A Folha conversou com o garoto mais novo que passou na peneira em Ibiraci. José Felipe, de apenas seis anos, demonstrou habilidade com a perna esquerda dentro de campo.

“Os professores gostaram da forma como eu bato na bola e pela minha forma de se posicionar em campo. Eu desde pequeno tenho o sonho de ser jogador profissional”, disse o jovem garoto de Ibiraci.

O pai de José, Jonatas Alves, foi atleta profissional até os 22 anos e tem uma curiosidade peculiar no esporte. Ele já disputou uma final de Copa São Paulo de Futebol Júnior com a camisa do Comercial, também time de Ribeirão Preto, o maior rival do Botafogo.

“Amor do futebol do José vem pelo meu incentivo desde quando estava na barriga da mãe. Eu brincava com o doutor que ele seria jogador e canhoto, pois os canhotos são diferentes nas batidas e dribles. Sou apaixonado por futebol e hoje vivo o sonho do José Felipe”, disse.

“Eu joguei profissionalmente e em 2006, ainda no Sub-20, disputei a final da Copa São Paulo (a Copinha) pelo Comercial. Já joguei contra ele também (Botafogo), conheço o estádio deles. A gente vai incentivar o José, sem forçar nada, deixar ele a vontade. É um menino que gosta de estudar e vamos levar isso junto com o futebol”, disse.

O pai está orgulhoso e surpreso com a aprovação de José, pois foi a primeira avaliação que ele participou. A família é corintiana, apaixonada por futebol e acredita no potencial do garoto.

Garoto foi o jogador mais jovem que passou na peneira em Ibiraci./ Foto: Divulgação.

Sair da versão mobile