Leonardo Pedro
PASSOS – A atuação do camisa nove rubro-negro no Mundial de Clubes, disputado na última semana, chamou a atenção do cenário europeu. “Mais cedo ou mais tarde, a Europa o espera pela segunda vez”, publicou o jornal “Marca”, o maior do segmento esportivo da Espanha.
Pedro foi o artilheiro do torneio, com quatro gols, e fez história ao ser o primeiro jogador a somar as artilharias da Libertadores e Mundial na mesma temporada. Os dois gols marcados na conquista do terceiro lugar, sobre o Al Ahly, colocaram o centroavante na segunda posição de artilheiros do Flamengo no século, empatado com Bruno Henrique (79), atrás somente de Gabigol (140).
Por conta dos bons números nesta temporada (9 gols em 9 jogos) e da visibilidade do Mundial, as chances de Pedro retornar ao futebol europeu aumentaram. Segundo o portal Fichajes, especializado no mercado de transferência do velho continente, o West Ham, da Inglaterra, está interessado no atacante de 25 anos.
O clube inglês prepara uma proposta pelo camisa nove. Contudo, os dirigentes reconhecem a dificuldade de trazer o jogador, pois o Flamengo pediria algo em torno dos U$40 milhões de euros (cerca de R$223 milhões) pela venda.
Além do alto valor, a saúde financeira do clube carioca é outro fator que deve dificultar a negociação. Ao contrário da maioria dos times brasileiros, o Flamengo não sofre com dívidas e tem o “privilégio” de optar por não vender certos atletas. De acordo com o levantamento de 2023, o clube da Gávea faturou cerca de R$1 bilhão na temporada passada.
Caso seja confirmada a saída, esta será a segunda ida de Pedro à Europa. Em 2019, foi contratado pela Fiorentina, da Itália, junto ao Fluminense, mas teve pouco espaço e foi reserva em quase toda a temporada. Retornou ao Brasil em 2020, contratado pelo Flamengo.