31 de agosto de 2023
Túlio pretende continuar participando das provas e tem o sonho de ser o melhor competidor do ano./ Foto: Divulgação.
Débora Meira
PRATÁPOLIS – O competidor de Team Penning, Túlio Goulart Soares, de 16 anos e morador do município de Pratápolis, participou da “Festa do Peão de Barretos 2023” e ganhou o torneio da modalidade na categoria ‘Soma 11’.
Segundo a Prefeitura de Pratápolis, Túlio representa o município há cerca de oito meses, sendo a primeira vez que recebe uma premiação.
De acordo com a secretária de Planejamento, Geiza Machado de Souza Carvalho, o município incentiva a modalidade com apoio em competições locais e também na disponibilidade de pistas para treinamento. “A Prefeitura de Pratápolis se sente orgulhosa e parabeniza Túlio e sua equipe pela vitória e também pelo recorde conquistado, que eleva o nome da cidade no cenário nacional”, enfatizou.
Para a mãe de Túlio, Alesandra Donizetti Goulart Soares, ganhar a competição foi muito gratificante e emocionante para o filho e também para todos de Pratápolis. “Foram vários dias passando pelas classificatórias para chegar na arena da festa, para passar para final. Ele subiu os oito dias, fruto do seu esforço e dedicação”, comentou.
Segundo Alessandra, o filho treina no Team Penning há cerca de dois anos, competindo em três provas, mas foi somente em janeiro deste ano que começou a envolver ainda mais no esporte. “Em fevereiro, na ‘Prova dos Tião”, em Bálsamo/SP, ele ganhou seu primeiro carro e fivela na categoria soma 4. Depois, em maio, participou da ‘Prova do Galo’ em Barretos e ganhou em primeiro lugar na categoria soma 1 e segundo lugar na soma 11”, disse.
Segundo ela, Túlio pretende continuar participando das provas e tem o sonho de conquistar o ‘Hall da Fama’ na categoria iniciante, como melhor competidor do ano na Contemp.
Segundo o pai de Túlio, Franklin Henrique Soares, a região possui alguns centros de treinamento para a prática esportiva. “Inclusive aqui em casa tem uma pista onde já tem bastante gente treinando. Tem que ter vontade, gosto, foco, empenho e dedicação. Tudo que se faz se for bem feito o resultado vem”, disse.
“Team Penning é considerado um esporte para a família. As competições para o Túlio foram muito boas, pois estimulou melhor a socialização e desperta o interesse de famílias que descobrem a oportunidade de poder atuar em conjunto. Os apaixonados pelo universo country podem ter na prática uma atividade de hobby ou mesmo uma profissão”, disse o pai.
É considerado um esporte de rodeio, onde toda a família pode participar de uma única vez. Em tradução livre “team peninng” seria o mesmo que equipe para encurralar ou ainda equipe de represamento (no caso represar ou encurralar os novilhos dentro do curral).
O evento rápido consiste em oferecer a equipe de três cavaleiros de 60 à 90 segundos (dependendo da classe) para separar três cabeças de gado especificamente identificados de um rebanho de cerca de 30 cabeças. Depois de terem sido separados do rebanho, o trabalho do time é levar o gado separado para o lado oposto da arena e para o curral. Vence aquele que alcançar o resultado no menor período de tempo.