BLOCO DE MODA – Wagner Penna
O meio do ano da moda está mais tranquilo do que o esperado. Sinal de que o verão será agitado. O fato é que, entre maio e junho, o circuito da moda sempre desacelera, pelo menos no quesito lançamentos de coleções das marcas.
Enquanto o comércio aposta no Dia das Mães e no Dia dos Namorados para se capitalizar, no mundo das confecções o burburinho fica no chamado ‘chão de fábrica’, isto é, na produção dos artigos que serão entregues para o próximo verão.
Isso acontece a partir de agosto, em todas as frentes. A saber: as marcas que trabalham com pedidos antecipados, entregando o que foi pedido em fevereiro/março; quem trabalha com pronta-entrega por atacado, lança as novidades para o tempo quente; as lojas começam a colorir suas vitrines com moda praia, montanha e street despojado.
No plano internacional, a roda continua a girar, começando com os lançamentos em junho no circuito Londres / Milão / Paris e da alta-costura, em julho. Em setembro, começa o vaivém nas mesmas cidades, porém com o prêt-à-porter.
VAIVÉM
O circuito da moda italiana está em polvorosa. É que a marca Valentino está voltando a Milão (depois de anos em Paris), nos desfiles de junho, levando com ela seu prestigio para fortalecer a cidade como polo lançador de moda.
***
Ainda no circuito internacional: a Dior realizou mais um desfile de grande porte (o terceiro em 90 dias, ao custo médio de U$ 3 milhões cada um), desta vez no México. No vaivém da passarela, homenageou Frida Khalo, a pintora icone das artes mexicanas. As flores dos seus bordados, as filigranas de suas joias inspiraram a coleção. Bacanésimo!
PONTO FINAL
Um dos fatos mais importantes nos bastidores da moda, nos últimos dias, foi o anuncio do grupo Arezzo & Co. de contratar os experientes empresários Tufi Duek e André Brett para o seu conselho de administração. Uma sacada genial do Alexandre Birman (CEO da Arezzo), aproveitando a bela vivencia fashion de quem fez o sucesso, respectivamente, da Forum e da Villa Romana