7 de agosto de 2023
Uma reunião virtual foi realizada ontem entre representantes da Emater, Uemg, Ameg e de 14 municípios da região para tratar da feira./ Foto: Reprodução.
PASSOS – A agricultura familiar ganha destaque na região do Sudoeste de Minas com a realização da 1ª Feira Regional de Tecnologia e Conhecimento voltada para Agricultura Familiar, promovida pela Emater MG e pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em parceria com a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande Ameg. O evento está agendado para os dias 30 e 31 de agosto, e será sediado no Bloco 5 da Uemg, localizado na rua Colorado, 682, bairro Eldorado, em Passos, MG.
Com o objetivo de divulgar e fomentar tecnologias e inovações ajustadas às necessidades dos agricultores familiares, bem como criar oportunidades para a troca de informações entre produtores, empresas, instituições educacionais e extensionistas, a feira busca fortalecer o desenvolvimento sustentável da agricultura na região.
O evento contará com a participação de parceiros estratégicos, incluindo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii), a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e a Secretaria de Estado da Agricultura além do apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Passos (SaaE), da Prefeitura Municipal de Passos, da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) e do Sindicato Rural de Passos.
Os estandes da feira receberão empresas de implementos, pós de rocha, bioinsumos e instituições bancárias, proporcionando um espaço diversificado para a interação entre os participantes.
A programação abrange cursos e oficinas que abordarão temas relevantes para a agricultura regional, como Tecnologias de Produção de Frutas Vermelhas, Agricultura Regenerativa e Tecnologias de Produção e variedades para Cafeicultura. Destaque também para as oficinas de Agrohomeopatia e Caldas Fitoprotetoras.
Uma novidade é o “Hub Conecta Day”, coordenado pela Seapa, que visa promover o diálogo entre cooperativas de cafeicultores e jovens agricultores, buscando soluções tecnológicas para desafios coletivos. Essa iniciativa cria um espaço de intercâmbio entre cooperativas e startups, estimulando o crescimento e a geração de negócios.
Além disso, a feira proporcionará uma atração especial com agricultores familiares de diversos municípios do Sudoeste de Minas, expondo seus produtos e destacando a riqueza, qualidade e diversidade dos alimentos produzidos na região.
No dia 30, primeiro dia de evento, as atividades irão acontecer entre às 10h30 às 16h. Já no segundo e último dia da feira, o início está marcado para às 10h e o encerramento será às 17h30.
A participação nas palestras e oficinas é gratuita e está aberta a todos os interessados, sejam agricultores familiares, empresários, estudantes ou demais membros da comunidade interessados em aprimorar seus conhecimentos no setor agrícola. A Feira Regional de Tecnologia e Conhecimento se consolida como um espaço enriquecedor para a disseminação de informações e o fortalecimento da agricultura familiar.
No início da tarde desta segunda-feira, 7, foi organizada uma reunião entre representantes da Emater, Uemg, Ameg e de 14 municípios da região, para passar detalhes sobre o evento e solicitar às prefeituras que auxiliem os produtores rurais de seus respectivos municípios no deslocamento até a cidade de Passos para participação no evento. Participaram da reunião representantes dos municípios de Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Córrego Fundo, Guapé, Ibiraci, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São Roque de Minas, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.
A expectativa é que mais de mil pessoas participem do evento, representando diversos municípios do Sudoeste de Minas. A Feira Regional de Tecnologia e Conhecimento tem o propósito de se tornar um evento anual na região, enriquecendo o calendário local e proporcionando aos pequenos agricultores uma plataforma para compartilhar experiências e explorar produtos e serviços voltados para o setor.
Durante o evento, os produtores terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos para o público em geral.