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Passos testa faixa exclusiva para motos em avenida no centro

MÁQUINA PINTOU AS FAIXAS AZUIS E BRANCAS AO LONGO DA AVENIDA DR. BRENO SOARES MAIA./ Foto: Divulgação.

Ézio Santos

PASSOS – A Prefeitura de Passos implementou, nesta quinta-feira, dia 20, um “corredor” exclusivo para motocicletas na avenida Doutor Breno Soares Maia, no bairro Belo Horizonte. Pioneira na região, a medida a alternativa para tentar melhorar a convivência entre carros e motos no trânsito já é testada em São Paulo e está em debate na Câmara de Belo Horizonte desde meados do ano passado.

Em Passos, a via escolhida para implementação do espaço exclusivo para motos foi a avenida Dr. Breno Soares Maia, onde estão localizados a unidade do Centro de Socioeducativo, o Teatro Gustavo José Lemos, Escola Estadual Francisco Avelino Maia e os clubes de serviços Lions e Rotary clubes. Por volta das 16h de ontem, funcionários do Departamento Municipal de Trânsito iniciaram a pintura das cores branca e azul paralelas à faixa amarela central, nos dois sentidos da pista de rolamento e trabalho deve ser concluído nesta sexta-feira. A avenida é uma das mais largas da cidade e foi revitalizada recentemente, com massa asfáltica e pintura de faixas.

Autonomia

O vice-prefeito e secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Arlindo Nascimento, afirma que, dependendo da aceitação, vai elaborar um projeto de lei para incluir outras avenidas que possam receber as faixas exclusivas para motocicletas para ser encaminhado à Câmara.

“Por se tratar do tipo de faixa exclusiva para motos e que ainda não é previsto no Código de Trânsito Brasileiro, mesmo o município tendo autonomia para legislar sobre assuntos de interesse legal, quando se fala em trânsito e transporte, a competência de legislar é da União. Por se tratar de uma adequação de tráfego, e não de legislação de trânsito, em que o município é competente para fazê-la, devemos encaminhar ao Poder Legislativo, o PL que vai regulamentar a faixa para motocicletas ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para apreciação e autorização”, disse.

Arlindo também afirma que, em cidades já implantadas, as faixas, além da melhoria na fluidez do trânsito, também ocasionaram queda do número de acidentes envolvendo motos.

“A secretaria, através do Departamento de Trânsito, está atenta e procurando trazer para a nossa mobilidade urbana experiências que estão dando certo em outras localidades. Precisamos melhorar muito nesse quesito de trânsito”, disse.

Para Antônio Carlos Garcia, há quase 12 anos trabalhando como mototaxista, a criação de faixas exclusivas para motos é uma boa medida, mas é preciso conscientizar os motoristas. “Na teoria é uma coisa, porém, na prática, é outra. Sugiro que os responsáveis pelo trânsito iniciem imediatamente a campanha de conscientização aos motociclistas, educá-los, e principalmente, a ter o respeito com os colegas de profissão, motoristas e pedestres, porque é uma novidade, acredito que seja a primeira em Minas Gerais”, disse.

Paraíso

O secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil de São Sebastião do Paraíso, João Paulo Alves Barros, disse que há estudos para implantar corredores para motos em na cidade, mas, por hora, a medida esbarra em avenidas e ruas estreitas.

“Temos que ter muita cautela para não prejudicar os motoristas. Uma das opções, é excluir espaços de estacionamentos horizontais ou de um dos lados das avenidas largas, mas se não analisar bem as consequências, podemos causar gravíssimos transtornos para eles, pedestres e os próprios pilotos”, afirma.

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