Destaques Geral

Passos terá a primeira UVS do Sudoeste Mineiro

6 de setembro de 2024

ATERRO SANITÁRIO PRETENDE ATENDER PASSOS, REGIÃO E EMPRESAS LOCAIS QUE VÃO IMPULSIONAR A ECONOMIA LOCAL;/ Foto: Reprodução

Ézio Santos

PASSOS – Até o final deste mês será inaugurada a primeira Unidade de Valorização Sustentável (UVS) em Passos, que inclui um moderno aterro sanitário e futuras instalações de usina de triagem e geração de energia através da captação do biogás. O empreendimento é da Viasolo Engenharia Ambiental S/A, com sede em Betim (MG).

Segundo a empresa, a área adquirida é de 40 hectares, localizada a seis quilômetros da cidade, no sentido da região rural dos Campos. Estão sendo investidos cerca de R$ 15 milhões para a primeira etapa de construção do aterro sanitário, com rigorosos padrões ambientais e licenciamento pelos órgãos estaduais competentes.

O projeto contempla uma infraestrutura moderna, com impermeabilização do solo, sistemas de drenagem de chorume e captura de gases, além de medidas para garantir a segurança e o monitoramento ambiental contínuo.

Além de mitigar os impactos ambientais, a nova UVS de Passos deve impulsionar a economia local, com a geração de 20 empregos diretos e mais de 200 indiretos. A empresa reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e com o legado que deixa para as futuras gerações, sempre atuando com foco em segurança, qualidade e inovação.

Transbordo

Desde 2023, o único aterro sanitário administrado pela prefeitura está desativado e passando por um dos projetos do governo de Minas Gerais, visando recuperar a área degradada pelo depósito do lixo urbano há muitas décadas. Antes das adequações dos órgãos ambientais estaduais, o local era denominado de lixão.

Em razão da vida útil terminar, todos os resíduos coletados na cidade são transbordados diariamente para uma empresa de Tapiratiba (SP), vencedora da licitação lançada pela atual administração municipal.

A reportagem apurou que, ao vencer o atual contrato, é intenção da prefeitura é divulgar publicamente um novo pregão, viabilizando a possível contratação da Viasolo, e, consequentemente, vir a diminuir as despesas com o transporte do lixo de Passos para o interior paulista.