Ícone do site Folhadamanha

Passos tem déficit habitacional em torno de três mil moradias

11 residências são construídas em uma área institucional da prefeitura no bairro Recanto dos Pinheiros / Foto: Divulgação

Carlos Renato

PASSOS – O déficit habitacional em Passos, ou seja, a diferença entre o número de moradias existentes e o número necessário para abrigar a população, chega a  3 mil moradias, segundo informação do Departamento de Habitação do município.

Para minimizar esse problema, a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, por mio do Departamento de Habitação Social, busca mais recursos para a criação de novas áreas para empreendimentos imobiliários.

Segundo a secretaria, está em estudo a contratação da construção de 144 novas unidades, em parceria com a Companhia de Habitação Popular (Cohab), ainda sem data da assinatura do projeto.

Nesta segunda-feira, 26, iniciaram as inscrições e a seleção para financiamento de Unidades Habitacionais de Interesse Social, do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Segundo o edital, são 41 unidades, sendo 11 no bairro Recanto dos Pinheiros e 30 no Parque Jardim Tropical, que integram o programa na modalidade “Faixa 1”, para famílias com renda de até R$ 2.640. As casas são construídas em alvenaria estrutural, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

De acordo com a diretora do Departamento de Habitação, Patrícia Reis Malaquias, a iniciativa visa não apenas reduzir a demanda de imóveis na cidade e o déficit habitacional local, mas também promover dignidade, segurança e qualidade de vida para dezenas de famílias que não possuem moradia própria.

“A importância dessas unidades no município, no que se refere ao direito à moradia, tem relação com a redução do déficit habitacional; inclusão social e combate à desigualdade social; fomento ao desenvolvimento urbano planejado; e impacto positivo na saúde e educação”, aponta.

Conforme afirma Patrícia, o andamento das obras está dentro do cronograma. “Todas as unidades do Recanto dos Pinheiros já estão com alvenaria, laje e telhado concluídos e devem entrar agora na fase de acabamento. Já as residências no Jardim Tropical I, a alvenaria das 30 unidades será finalizada até a próxima semana, sendo que em 10 unidades já estão com laje e deve iniciar a colocação dos telhados. As demais vão finalizar a concretagem das lajes”, esclarece.

Segundo a diretora, a previsão da Caixa é que as unidades fiquem prontas e entregues à população beneficiada no prazo máximo de 18 meses, em meados do mês setembro do ano que vem.

 

Cadastro

A Prefeitura de Passos divulgou um comunicado com recomendações sobre as inscrições para o Minha Casa Minha Vida – Faixa I, que terminam nesta sexta-feira, 30.

A administração orienta que não vai aceitar os cadastros feitos antes de segunda-feira, 26. As inscrições podem ser feitas após essa data, das 8h às 15h, no Mercadão Municipal. As senhas serão distribuídas das 7h30 às 9h, ou online por mio do site passos.mg.gov.br/minha-casa-minha-vida

De acordo com a diretora, após o período de inscrições, uma comissão de julgamento fará a seleção das famílias contempladas, de acordo com a hierarquização estabelecida na Portaria nº 738, de 22 de Julho de 2024, do Governo Federal.

Os interessados devem estar munidos de RG e CPF (ou CNH), Carteira de Trabalho, comprovante de renda, comprovante de endereço atualizado (devem residir no município há no mínimo cinco anos), certidão de nascimento ou casamento, e comprovante de Cadastro Único (CadÚnico) atualizado até o dia 21/03/2025.

Para maiores informações, acessar edital do Programa Minha Casa Minha Vida no site da Prefeitura de Passos ou procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro onde reside.

Sair da versão mobile