Destaques Geral

Passos tem 2,31 estabelecimentos religiosos para cada um de ensino

7 de fevereiro de 2024

Foto: Arquivo FM.

Leonardo Natalino

PASSOS – O número de estabelecimentos religiosos em Passos é 131,1% maior que o de instituições de ensino e corresponde a 66% dos de saúde no município. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Censo 2022 apontam que a cidade tem 238 estabelecimentos religiosos, 103 de ensino e 361 de saúde.

No município, há 2,31 endereços ocupados por igrejas, templos, centros espíritas e terreiros, por exemplo, para cada um com estabelecimento de ensino.

Na região, os estabelecimentos religiosos aparecem em primeiro lugar, com 1.272 unidades, seguidos pelos de saúde (1.074) e os de educação (500).

Os dados do IBGE englobam estabelecimentos de todas as religiões, como igrejas, terreiros, templos, centros espíritas, sinagogas e mesquitas, por exemplo. A categoria de ensino compreende escolas, creches, Cemeis e universidades, e a de saúde contabiliza unidades básicas, hospitais, clínicas odontológicas, veterinárias e consultórios médicos e de psicologia, por exemplo. No Brasil, segundo o IBGE, são 579,8 mil endereços relativos a finalidades religiosas, 264,4 mil de ensino e 247,5 mil de saúde.

Entre os municípios da região, apenas em Doresópolis o número de endereços ligados a estabelecimentos religiosos não é maior que o de ensino. Na cidade, são três de cada um e dois de saúde.

Proporcionalmente, Delfinópolis é o município com o maior índice de estabelecimentos religiosos em relação aos de ensino. Com 55 endereços ligados à religião e 11 de ensino, a cidade conta com cinco endereços ligados à religião para cada um de ensino. Logo após aparecer Nova Resende, onde para cada estabelecimento de ensino há 4,93 ligados à religião, e Pratápolis, com 4,25 para um.

Além de Doresópolis, que tem um estabelecimento religioso para cada de ensino, Itaú de Minas apresenta uma proporção de 1,3 endereço ligado à religião para casa um de ensino, seguido por Claraval, com 1,5 estabelecimento religioso para casa um de ensino, e São Sebastião do Paraíso, onde a relação é de 1,77.

Ainda segundo o IBGE, Passos tem 51.183 residências (casas e apartamentos), 1.825 construções, 1.792 estabelecimentos agropecuários e 8.263 estabelecimentos de comércio, cultura, prédios públicos e outros.

O levantamento considera a utilização final do imóvel, e não a administração do estabelecimento. Por exemplo, uma escola católica conta como uma unidade de educação, e não como localização religiosa. O mesmo vale para um hospital mantido por uma instituição religiosa, que é contabilizado como endereço com atividade de saúde.