11 de março de 2024
Foto: Reprodução.
PASSOS – O número de óbitos em investigação com suspeita de dengue subiu para nove na região. Dados do boletim epidemiológico e do painel de monitoramento de arboviroses divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) nesta segunda-feira apontam que o número de mortes em Passos aumentou para dois.
Desde o início deste mês, o número de casos prováveis de dengue aumentou 35,57% e o de confirmações da doença cresceu 36,61%. No dia 1º de março, eram 8.241 registros, sendo que 3.786 deles já haviam sido confirmados. Nesta segunda-feira, a SES registra 11.172 casos prováveis, sendo 5.172 deles já confirmados. Passos, com 4.165 casos prováveis e 1.983 confirmações, e o município com maior número de registros.
No mesmo período, o número de óbitos em investigação aumentou de oito para nove. Segundo a SES, além das mortes suspeitas em Passos, a secretaria também investiga dois óbitos em Piumhi, dois em Pimenta, um em Capetinga, um em Carmo do Rio Claro, e um em Itamogi.
Em Minas, a SES registrou, até esta segunda-feira, 514.830 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue, sendo 185.690 deles confirmados para a doença. Até o momento, Minas tem 66 óbitos confirmados por dengue no estado e 308 estão em investigação.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 50.115 casos prováveis da doença, dos quais 31.563 foram confirmados. Até o momento, 20 óbitos foram confirmados por Chikungunya em Minas Gerais e 20 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 98 casos prováveis. Foram confirmados sete casos da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.
Nesta terça-feira, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, apresenta à imprensa o cenário das arboviroses no estado e as ações do governo no enfrentamento da dengue e chikungunya.
Segundo a SES, além de um panorama dos casos, o secretário vai abordar a vacinação contra a dengue, estrutura do sistema de saúde para atendimento aos pacientes e preparativos para o próximo dia D.