Leonardo Natalino
PASSOS – A produtora cultural Laboratório de Criar, em parceria com o Centro Acadêmico Vladimir Herzog do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), unidade Passos, realizará o I Festival de Fotojornalismo de Passos, entre os dias 21 e 25 de outubro.
As inscrições para o evento foram prorrogadas até 1º de outubro e podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico https://forms.gle/e3t4uQeKWxSBWvjU8. A curadoria do festival selecionará 10 fotografias para a final do Prêmio de Fotografia do Ano. Os finalistas serão anunciados no dia 5 de outubro de 2024, no site oficial do evento.
O júri avaliará as fotografias finalistas e escolherá a vencedora, que será anunciada durante a cerimônia de premiação no encerramento do festival, em 25 de outubro, na Uemg. As fotografias finalistas também serão exibidas durante o festival. O vencedor receberá um troféu.
De acordo com o idealizador do evento, Lucas Jesus, “a ideia de realizar o I Festival de Fotojornalismo de Passos surgiu da necessidade de celebrar e destacar a arte do fotojornalismo. O festival é inspirado em eventos semelhantes que promovem o diálogo e a reflexão sobre a fotografia como meio de comunicação e arte”.
“Esse tipo de produção é fundamental, pois permite que a arte do fotojornalismo ganhe visibilidade e destaque as realidades sociais e culturais da comunidade. O festival oferece um espaço para reflexão e interação, promovendo o diálogo cultural e incentivando a criatividade local”, explica Lucas.
Segundo o curador e professor do curso de Jornalismo da Uemg Jean Carllo, “uma fotografia jornalística se diferencia de outros tipos de fotos pela sua capacidade e intenção do jornalista em ‘capturar’ um fato, um acontecimento, e por meio dele informar ou contar uma história de interesse público. Ou seja, os mesmos valores, inclusive os éticos, que norteiam o jornalismo, também orientam a produção desse tipo de registro: compromisso com a sociedade e com a veracidade”.
“Em um mundo repleto de todo tipo de imagem banal, o fotojornalismo se mostra ainda como um recurso importante e necessário para informar as pessoas. Aliás, como ela informa com emoção, uma vez que uma fotografia jornalística alia o compromisso com a verdade e uma sensibilidade estética, nós todos podemos ficar comovidos de algum modo. Exemplo disso são as fotografias que vimos nas Olimpíadas de Paris, mas também das guerras e suas vítimas”, completou.
A programação completa do festival estará disponível a partir de 7 de outubro.