Ícone do site Folhadamanha

Passos recebe circuito de Team Penning

Passos recebeu circuito de Team Penning./ Foto: Divulgação.

PASSOS – O município de Passos recebe a 2ª etapa do Circuito Sul Mineiro de Team Penning, neste sábado, 27, na fazenda Nossa Senhora Aparecida, próximo da comunidade do Pau d’alho. A 1ª etapa foi realizada em março no Centro de Treinamento do Bodinho (CTB) também no município e reuniu mais de 70 competidores da modalidade.

O Team Penning é um esporte equestre, que pertence ao Hall de prova de rodeio, criado nos Estados Unidos em meados de 1949. No Brasil, o esporte iniciou em 1993 e vem ganhando a cada dia mais adeptos e praticantes. O objetivo do esporte é a apartação de gados dentro de uma pista de forma retangular, onde o trabalho é feito por três competidores, que visam colocar o rebanho numerado dentro de um curral, que fica distante do rebanho que foi separado de forma sorteada.

Normalmente, as provas regionais têm entre 21 a 30 bois numerados de forma tripla, ou seja, três bois de nº 00, três bois nº 01 e assim por diante até nº 09. A modalidade exige muita velocidade, agilidade, versatilidade e uma boa técnica em cima do cavalo.

O estado de São Paulo possui mais praticantes da modalidade, seguido por Minas Gerais, Paraná, Goiás e Bahia. Em Passos, o Team Penning começou a ser praticado em meados de 2008, com o pioneirismo de alguns competidores, tais como: Anderson Pompom, Dimitri, Lucinho, Leandro (o Bodinho), Alexandre Borsari (o Borsa) e a família Queiroz, com o Leandro Queiroz e Luciano Queiroz.

Atualmente, o município conta com mais de 80 competidores, divididos em vários centros de treinamentos, além da formação de várias escolinhas da modalidade, que vem ganhando cada dia mais praticantes.

O circuito foi criado em 2018 pelo desportista e praticante da modalidade, Leandro Eulálio. Em 2021 e 2022, o circuito não foi disputado devido à pandemia. Retornou neste ano com seis etapas, sendo cinco em Passos e uma em Pratápolis.

O circuito de 2023 tem como realizadora a Lélis Eventos, em parceria com a Soyara Aboin e os proprietários dos centros de treinamentos dos dois municípios, Leandro Queiroz, da fazenda Nossa Senhora Aparecida, Anderson Pompom, do Centro de treinamento do Pompom, Dimitri e Lucinho, do Rancho Alegre, Leandro Pereira (Bodinho), do Centro de treinamento do Bodinho, Bolivar Filho, do Condomínio Terra Boa, e Franklin Soares, da fazenda Coqueiros no município de Pratápolis.

A cada etapa, são distribuídos mais de R$ 18 mil em premiações, sendo esse valor dividido em três categorias: Hand Cap 01, Hand Cap 05 e Aberta por etapa.

Sair da versão mobile