Rafael Marcon
PASSOS – A Prefeitura de Passos deve abrir um novo processo licitatório para o serviço de remoção de lixo nas caçambas que estão na zona rural. Segundo a administração, a antiga empresa contratada abandonou o serviço e as caçambas já estão cheias.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, Sebastião Domingos, o Neném da Manoela, as caçambas são necessárias para o descarte correto do lixo e o imbróglio envolvendo o serviço de remoção deve ser resolvido com a nova licitação.
“Foi adquirido 20 caçambas nesta gestão. Essas caçambas foram colocadas em algumas escolas rurais que ainda não tinham os itens, e também em todas as saídas para a zona rural, algo que nunca teve no passado”, disse.
“Esse lixo que vinha da zona rural era descartado pelo caminho, era jogado de qualquer jeito e as estradas ficavam sujas. Então, as caçambas deram resultado, estão dando um bom resultado. Estamos com esse impasse, já que a empresa que ganhou a licitação para a remoção desses lixos simplesmente retirou os caminhões poliguindaste e deixou essa ‘bomba’ na mão da prefeitura. Para fazer uma dispensa de licitação de contratação direta, leva algum tempo. Não é da noite por dia, o poder público amarra muito”, disse o secretário.
“Mas é muito importante essas caçambas para o município. As caçambas foram relevantes para a proteção do meio ambiente, a exemplo também daqueles trituradores de galho, que evitou que não haja mais queima de madeira no aterro sanitário. Então, são coisas que a gente vai adquirindo ao longo do tempo que vai ajudando o meio ambiente do município”, afirmou sobre a importância das caçambas para o meio ambiente.
De acordo com a prefeitura, as caçambas foram adquiridas em setembro do ano passado. Na época, foram investidos R$159,9 mil na compra de 20 caçambas com 5 m³ de capacidade cada. Os locais onde as caçambas estão posicionadas na Linha Morro do Café, Linha da Usina, Linha Porto do Glória, Rancho dos Areieiros, Linha Porto Velho, Linha São Domingos, Linha Cabo Verde, Escola Geralda Cândida, Linha Areias, Linha Campos, Linha Águas, Escola Azarias Melo, Escola Manoel Patti, BR-146, Linha Condomínio Ipê, Linha Bananal, Linha Julieira e no Rancho 3 Ilhas.