2 de julho de 2025
Ataíde Vilela
Minha pré-candidatura a deputado federal, tem como proposta, prioridade absoluta na segurança de nossos cidadãos e de nossas cidades, seja de Passos, assim como de toda nossa região. Minha proposta está focada na instalação de um sistema de identificação de delinquentes contumazes, que é um tema relevante para a segurança pública. Ela tem inspiração em soluções de sucesso já implementadas em grandes centros urbanos. Assim, teremos a instalação de um sistema de identificação de delinquentes contumazes que circulam pela nossa região, destacando os pontos chave para a sua implantação.
Como funcionará esse sistema de segurança? A ideia é simples e eficaz: implantar um sistema de monitoramento inteligente que utilize câmeras digitais especiais e de alta tecnologia para identificar indivíduos com histórico criminal relevante que estejam circulando por Passos e toda nossa região. Essas câmeras seriam estrategicamente posicionadas em pontos de entrada e saída de Passos e, das cidades de nossa região. É importante termos essa ferramenta moderna para identificação de criminosos, onde circulam juntos com milhares de pessoas de bem, que vêm para desfrutar das belezas de nossa região. Precisamos separar o “joio do trigo”. Regiões como a nossa, por ter milhares de turistas circulando, acabam sendo escolhidas para práticas criminais. Por isto, precisamos cuidar bem do que é nosso!
Assim fundamentado na tecnologia de reconhecimento, as câmeras seriam equipadas com tecnologia avançada, capaz de cruzar imagens em tempo real com bancos de dados de indivíduos com mandados de prisão em aberto, foragidos ou com histórico de crimes graves. Terão integração com as forças de segurança. O sistema estaria diretamente conectado às forças de segurança locais, com a Polícia Militar e Polícia Civil. Ao identificar um indivíduo de interesse, um alerta seria imediatamente enviado às autoridades, permitindo uma resposta rápida e eficaz. O foco será sempre em delinquentes contumazes. O objetivo não é monitorar indiscriminadamente a população, mas sim focar naqueles que representam uma ameaça real e recorrente à segurança pública. A prioridade é tirar de circulação indivíduos que insistem na prática de crimes.
Por que a proposta de segurança é importante? Ela tem como principal objetivo a prevenção de crimes. A presença de um sistema de identificação desestimula a ação de criminosos, que saberão que suas chances de serem identificados e detidos aumentarão significativamente. O aumento da sensação de segurança é um ponto muito sensível e importante para nossas famílias. Saber que nossas cidades estão monitoradas e tendo a identificação de criminosos, traz mais tranquilidade para os moradores, empresários e comerciantes. Minha proposta vai resolver a maior deficiência que temos atualmente. É uma ferramenta poderosa e moderna, que irá auxiliar às polícias, nossas forças de segurança, para agir de forma mais assertiva e eficiente no combate à criminalidade. É uma proposta que já foi testada e aprovada, com sucesso e não estamos reinventando a roda. Grandes cidades no Brasil e no mundo já utilizam tecnologias similares com resultados comprovados na redução da criminalidade. É hora de trazermos essa modernidade para Passos e toda nossa região.
A fonte indicada para conseguirmos a implantação desse sistema terão como fonte recursos federais. Como deputado federal, meu compromisso será buscar os recursos e parcerias necessárias junto ao governo federal para viabilizar a implementação e manutenção desse sistema em nossa cidade e m todas as demais de nossa região. Meu compromisso, como deputado federal, é lutar incansavelmente para que possamos receber os investimentos e as tecnologias necessárias para resolver nossas deficiências na área de segurança. Assim, teremos nossa cidade e toda região, cada vez mais segura. A segurança pública é um direito de todos, e com essa proposta, daremos um passo fundamental para resolver este problema, que tanto aflige nossa gente e, assim possamos garantir mais tranquilidade e qualidade de vida em nossas cidades.
Ataíde Vilela, engenheiro civil, foi prefeito de Passos nas gestões 2005/2008 e 2013 a 2016