Destaques Esporte

Passos FC pode competir no Starling Soares em 2025

6 de novembro de 2024

Os garotos sub-15 do Juventude de Alfenas disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão com o nome de Passos FC / Foto: Divulgação

Ézio Santos

PASSOS – A retomada do futebol profissional no município em 2026 depende apenas da administração municipal. O único time em condições de disputar torneios promovidos pela Federação Mineira (FMF) é o Passos FC, e há interesse de um grupo de desportistas passenses em formar uma equipe de adolescentes para 2026, porém o impedimento é o Estádio Geraldo Starling Soares, que passa por obra de revitalização de forma lenta, sem previsão de conclusão para estar apto a receber jogos oficiais e com público nas arquibancadas.

Os problemas hoje são muitos, dentre eles, a instalação de hidrantes, bancos de reservas nivelados com o gramado, vestiários de árbitros femininos, alambrado de aço resistente e o gramado em condições mínimas para a prática do futebol. Tudo isso constata na planilha de exigências da FMF. A liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) também é muito importante para evitar acidentes em casos de tumultos extremos e incêndio. Há também a aprovação pela Vigilância Sanitária, Polícia Militar e o órgão oficial dos engenheiros civis na cidade.

Recentemente, o presidente do Passos FC, Virgínio Leopoldino, foi procurado pelo advogado que representa o grupo de pessoas interessadas em assumir a administração do Tricolor passense, porém pediu que não divulgasse o nome. “Ouvi bem o objetivo dele, mas foi apenas um bate-papo preliminar. Comentei sobre o contrato com o Clube Recreativo de Alfenas, que disputou o Campeonato Mineiro sub-15 e 17 com o uniforme do Passos FC, e seus dirigentes pretendem competir em 2025 também com o sub-20. Vamos aguardar sobre o que virá pela frente”, explicou.

O dirigente foi taxativo de forma antecipada. “O clube está em dia com a FMF e CBF. Só faremos negócio se houver uma proposta condizente com a realidade do futebol profissional, mesmo sendo categoria de base. Disputar um campeonato é oneroso, e adianto que se for trocar o certo pelo duvidoso, prefiro continuar a parceria com os empresários do Passos Recreativo, que cumpriram à risco o combinado neste ano no Estadual sub-15 e 17 da Segunda Divisão. Eu torço para que dê certo com o pessoal daqui, porque o futebol profissional em Passos tem de ser retomado”, ressaltou.

Esportivo

Foi ventilado nas redes sociais semana passada, que empresários teriam interesse em reativar o Esportivo, todavia nada está oficializado, ao menos por hora. No momento, a cidade não tem estádio em condições de jogos oficiais, o clube está inativo há anos e suspenso pela FMF. Há também pendências financeiras que ultrapassam R$ 200 mil, valores determinados na época em que deixou de disputar torneios promovidos pela Federação.

Outra informação que não se confirmou ainda, é de que a cervejaria holandesa que está construindo em Passos, a maior unidade no país, vai construir uma arena multiuso e patrocinar o Esportivo. “Por hora, não acredito, mas torço para que seja verdade no futuro bem próximo, e tomara que seja o Passos FC, a ser beneficiado”, entende dessa forma, Virgínio.