Ézio Santos
PASSOS – A Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos de Passos divulgou que, entre o dia 1º e 28 de junho, foram encaminhadas para o aterro sanitário de Tapiratiba (SP) cerca de 1,4 mil toneladas de resíduos sólidos, com média de 50 toneladas por dia. Segundo a pasta, desde o dia 29 de maio o lixo gerado no município é destinado para a cidade no interior paulista.
De acordo com a secretária de Obras, Clelia Rosa, desde o início da operação de transbordo, o antigo aterro sanitário não recebe mais o lixo gerado na cidade. “Tudo está transcorrendo conforme o planejado, com duas ou três carretas buscando os resíduos todos os dias, que são depositados nesses veículos, com o auxílio de uma retroescavadeira”, disse Clelia, reforçando que o cronograma de coleta não sofreu alteração.
Segundo ela, a plataforma de concreto onde os caminhões coletores despejam o lixo deve ser ampliada, receber iluminação. O local também deve receber obra de construção de uma cobertura para que o trabalho não sofra interferências do sol e da chuva.
Sobre a recuperação de 8 mil metros degradados pelo antigo lixão, Clelia afirmou que está finalizando a cobertura e regularização da área com material inerte. “Ele possui a característica de não se decompor e de sofrer qualquer mudança na sua composição com o passar do tempo, utilizando principalmente terra”, disse.
Conforme ainda Clelia, como Passos já é integrante do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp), está sendo desenvolvido o Termo de Referência para a licitação do Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad).