PASSOS – A Câmara Municipal de Passos e a Câmara de Pratápolis promoveram, na noite da última quarta-feira, 21, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem. Essa parceria possibilitou aos alunos uma maior interação e debate sobre as propostas apresentadas.
Nesta etapa do projeto, os jovens elaboraram propostas dentro dos temas e subtemas discutidos, que serão levadas para as próximas fases. Durante a plenária municipal, os jovens apresentaram suas propostas, participaram de votações e tiveram a oportunidade de fazer sugestões e modificações nas ideias apresentadas.
A presidente da Câmara de Pratápolis, Leide Janaína, agradeceu a presença dos jovens e destacou que eles são o futuro, ocupando as cadeiras que os representantes ocupam hoje. Ela expressou sua satisfação em vê-los engajados e contribuindo com sugestões de melhorias por meio do projeto.
A presidente da Câmara de Passos, Aline Macêdo, também agradeceu pela receptividade e ressaltou a importância do projeto tanto para a vida dos jovens como para a sociedade. As propostas elaboradas refletem a realidade vivida por todos e contribuem para as melhorias necessárias na sociedade.
Os coordenadores e vereadores Dirceu Soares, Zé Lucas e Luciene Aparecida também manifestaram satisfação ao ver o empenho dos jovens nos projetos e a importância das propostas elaboradas por eles.
Já o coordenador do projeto em Passos, Vinicius Muzetti, compartilhou sua experiência, destacando que quando era jovem não teve a mesma oportunidade de conhecer o Legislativo e de fazer propostas. Ele ressaltou ainda que esses jovens são o nosso futuro e têm o potencial para construir um futuro promissor.
Câmara do Carmo recebe etapa microrregional
A Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro vai sediar a 2ª edição da Plenária Microrregional do Parlamento Jovem (PJ). A etapa receberá outros cinco município – Poços de Caldas, Juruaia, Nova Resende, Guaxupé e São Pedro da União – com a previsão de reunir cerca de 150 estudantes. O evento será no dia 12 de julho, a partir das 8 h.
Segundo informações da Câmara, o Parlamento Jovem de Minas é um projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com Câmaras inscritas. Tem o objetivo de aproximar os adolescentes do Poder Legislativo, desenvolvendo a educação política e cidadã. Ele é divido por polos regionais e Carmo do Rio Claro pertence ao Polo Sudoeste, composto por 18 cidades.
De acordo com a Câmara, as etapas microrregionais iniciam o processo de avaliação e votação de propostas integradas ao polo. No polo Sudoeste são realizadas três Plenárias Microrregionais, Carmo do Rio Claro sediará uma delas, que dividem as 18 cidades em grupos menores para melhor avaliação e desenvolvimento das propostas.
As Plenárias Microrregionais são importantes porque são o último evento do PJ em que todos os estudantes podem participar. Nas próximas etapas – Regional e Estadual – cada Câmara pode enviar apenas representantes.