Destaques Geral

Passos e Pimenta preparam Natal da Mineiridade com eventos culturais

4 de dezembro de 2024

Em Passos, o evento acontece entre os dias 7 de dezembro e estende até o dia 6 de janeiro, na Avenida da Moda, com eventos no Mercadão Municipal / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – Os municípios de Passos e Pimenta preparam a edição “Natal da Mineiridade, programa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) que destina verbas para atrações culturais e musicais nesta época do ano.

Em Passos, a abertura oficial acontece neste sábado, 7, às 19h30, no Mercadão Municipal. As festividades contam com a execução da Casa Macota e da Chronos, empresas vencedoras do projeto, além da parceria da Associação dos Amigos da Avenida.

Segundo informa o organizador Matheus Baltazar, o evento se estende até 6 de janeiro, com a exposição da Casinha de Cristal do Papai Noel, “um projeto do artista Renato Macota, que promete encantar todas as idades com direito a um Museu Audiovisual da Mineiridade”, disse.

“O evento também contará com Concurso Gastronômico entre os estabelecimentos da Avenida da Moda, apresentações de corais e de música, Feira de Artesanato, peças teatrais e a tradicional ‘Parada de Natal’, com a chegada do bom velhinho no dia 11 de dezembro, a partir das 18h30, com saída no Habib’s”, destaca Matheus, da empresa Chronos, sobre a programação em Passos.

Para ele, o ‘Natal da Mineiridade é um momento “repleto de arte, cultura e sabor na Avenida da Moda, reforçando o compromisso da Cemig em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura mineira em toda a sua diversidade”, ressalta.

“Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero”, completou.

Segundo a organizadora Erica Simas, da Casa Macota, o projeto foi aprovado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas no estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas.

Para Erica, o Natal da Mineiridade tem como prioridade a valorização dos artistas locais e do patrimônio material e imaterial mineiro da região.

“O evento também gera emprego e renda, fomenta o comércio, fortalece o turismo, democratiza o acesso à arte e à cultura, além de ações sociais em parceria com Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar de Minas Gerais, tudo isso embasado no que Minas saber fazer de melhor, recepcionar as pessoas”, afirma a organizadora.

O cronograma completo do evento estará disponível nas redes sociais da @avenidamodapassos @chronosofuturo e @casamacota.

Pimenta

Em Pimenta, o “Natal da Mineiridade” conta com a gestão da Trum e Espaço Ampliar, e realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (Sictur), com atrações culturais e musicais até o dia 23 de dezembro.

O evento começa nesta sexta-feira, 6, às 19h, com a inauguração da iluminação natalina e chegada do Papai Noel, na praça Padre José Espínola (Matriz). Às 19h45, terá apresentação da banda “Tropeiro do Vento”.

Segundo a programação, entre os dias 7 e 23 de dezembro, acontece a exposição de presépios, do artista Pedro Mota, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), e também visitação na ‘Casa do Papai Noel’, instalada na praça da Matriz.

No dia 13 começa a Feira de Artesanato e Gastronomia Mineira, entre 17h e 23h, na praça da Matriz, além de apresentações culturais do projeto “Filhos Terra” e roda de capoeira.

No dia 20 acontece a “Cantata de Natal”, às 19h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, com apresentações do coral do Cras e alunos das escolas municipais. No dia 21 terá o “Baile de Natal”, com a orquestra “Os Triunfos”, às 20h30, na praça da Matriz.

No dia 22 está agendado o “Conto de Natal”, com apresentação das alunas do ballet da professora Rosy, no Galpão Cultural, às 20h. Já no dia 23 acontece a “Chegada do Rei”, com atração do Coral EJC, com encenação do presépio e do nascimento de Jesus Cristo.

Para consultar a programação completa e detalhes de locais e horários das atrações, o interessado pode acessar o site ou as redes sociais da Prefeitura de Pimenta.

Projetos

O Natal da Mineiridade 2024, promovido pela Cemig e Governo de Minas, contemplou 25 cidades, sendo Passos e Pimenta na região, que terão iniciativas relacionadas com a temática natalina. Os municípios vão receber R$ 5 milhões para iluminação e atividades culturais.

Os projetos incluem a exposição de presépios, apresentações musicais e de dança, além da montagem das clássicas decorações e projeções luminosas de Natal.