Ícone do site Folhadamanha

IBGE realiza pente fino no Censo em Passos e Paraíso

Ézio Santos

PASSOS – A agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Passos está fazendo uma operação pente fino no Censo em Passos e Paraíso. Segundo o órgão, o objetivo e verificar possíveis moradores que ainda não responderam o questionário da pesquisa.

De acordo com o técnico de Informações Geográfica e Estatística, Sérgio de Oliveira Sofiati, os agentes do IBGE já finalizaram, há algum tempo, o percurso dos setores urbanos e rurais dos municípios. No entanto, com o compromisso de entregar os dados para a sociedade com a melhor qualidade possível, no momento acontece a fase de varredura.

“Essa fase consiste em revisitar parte dos domicílios ocupados e a totalidade dos outros registrados como vagos e ocasionais, perquirir a existência ou não de moradores. Se houver, far-se-á o recenseamento. Não obstante, havermos finalizado o percurso, é possível que algum habitante, por ventura, não tenha sido contabilizado”, disse Sérgio.

Segundo o técnico, nesta fase de pente fino, última da operação, o objetivo principal é procurar a população ainda omitida nos dados, que não mede esforços para encontrar moradores que, em um primeiro momento, estavam ausentes ou recusaram a responder ao censo. Dessa forma, segundo ele, para que a operação seja bem-sucedida, é imprescindível a colaboração de cada habitante.

“Os agentes do IBGE poderão retornar aos domicílios dos passenses para mera confirmação do cadastro dos moradores ou para a contagem dos residentes, conforme o caso. Sendo assim, pedimos a todos a valiosa colaboração: atendam bem o recenseador e colaborem com o Censo 2022, porque as respostas são atos de cidadania”, alertou.

De acordo com o IBGE, os entrevistadores estão trajados com colete azul, crachá e realizarão o questionário assinalando as respostas em um celular ou tablet com case azul. Pode-se ainda conferir a matrícula do censitário pelo próprio crachá, que contém um QR Code, ou pelo telefone (35) 99268-0270.

Segundo Sérgio, o IBGE entende que os resultados do censo geram impactos nos municípios por uma década e, justamente por isso, está bastante focado em finalizar a contagem com a máxima qualidade possível.

“Entendemos que Passos precisa de uma base de dados atualizada para as suas políticas públicas e merece que os colaboradores do órgãos se esforcem em sua missão institucional de retratar o Brasil. Destarte, quando estivermos com o resultado definitivo em mãos, teremos plena certeza da qualidade e da confiabilidade dos dados”, frisou o técnico.

Conforme informações do IBGE, os demais municípios que compõem a agência regional em Passos já tiveram todos os dados coletados. Porém, ainda estão sendo revisados. São eles: Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capitólio, Capetinga, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Itaú de Minas, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Tomás de Aquino.

Atraso

Um comunicado emitido pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, na última segunda-feira, 6, reforçou o trabalho do IBGE e pediu aos brasileiros que ainda não responderam ao censo o façam até fevereiro. “O IBGE é um patrimônio do Brasil. É o trabalho sério dos seus pesquisadores que nos permite conhecer o Brasil, que nos mostra quem somos, quantos somos, como vivemos. O Censo, por exemplo, funciona como uma fotografia do Brasil”, afirmou Tebet.

Lançado em 1º de agosto, o prazo final para conclusão da coleta de dados era no início de novembro, porém foi prorrogado em razão de fatores como recusa da população, falta de recenseadores e moradores ainda não localizados. A princípio, os números finais e oficiais serão divulgados pelo órgão em abril deste ano.

Sair da versão mobile