Yngrid Horrana
PASSOS – A Prefeitura de Passos deve iniciar a aplicação de 19.424 doses de vacinas antirrábicas a partir do dia 5 de agosto até o dia 2 de setembro. A campanha terá a participação da Vigilância Epidemiológica e do Núcleo de Controle de Zoonoses e de Animais Peçonhentos.
Segundo a administração, as doses da vacina foram repassadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Regional de Saúde em Passos, que distribui para os setores epidemiológicos dos municípios. A medida faz parte do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), que busca combater a disseminação do vírus rábico em todo o território nacional.
De acordo com o veterinário do Núcleo de Zoonoses, Felipe Fraga, a expectativa é alcançar a imunização de 18 a 19 mil cães e gatos do município contra a raiva. “A vacina contribui para prevenir a disseminação do vírus da raiva principalmente na zona urbana. Além disso, a imunização deve impactar de forma positiva os agentes de defesa do sistema imunológico do animal. O fator oferece uma melhor qualidade de vida a caninos e felinos vacinados. A doença é extremamente letal para animais e humanos”, disse.
Segundo o profissional, os animais que não estiverem com a vacina em dia estão mais vulneráveis à evolução do quadro viral, que levar a morte. “Além de sintomas como mal-estar, febre e enjoos, em sete dias a doença pode evoluir para estágios mais avançados, apresentando confusões mentais, irritabilidade, delírios e alteração de humor”, enfatizou o veterinário.
Conforme ainda o veterinário, os dados referentes à identidade do animal, como nome, raça, idade, sexo e carteira de vacinação serão relevantes para o procedimento da imunização.
“Os postos de saúde na cidade vão funcionar aos sábados onde a população poderá levar os animais espontaneamente para serem vacinados, ou ainda o interessado que apresentar dificuldades para levar o animal pode fazer o agendamento da vacinação com a equipe de busca ativa que vai até o domicílio onde está o animal”, disse Felipe.
Segundo informações da prefeitura, neste ano, a Zoonoses de Passos deve trabalhar com aproximadamente 65 pessoas para atender o maior número de animais, sendo 50 desses profissionais vão atuar nos locais de vacinação e os demais vão realizar trabalho interno. A vacinação acontece além dos postos de saúde, também em algumas escolas, praças e outros espaços públicos. O cronograma completo está disponível nas redes sociais da prefeitura.