Ícone do site Folhadamanha

Passos confirma 1ª morte por dengue e duas suspeitas

Para minimizar os impactos da doença, a prefeitura iniciou a aplicação do fumacê nas ruas da cidade./ Foto: Divulgação.

PASSOS – A Prefeitura de Passos confirmou, nesta sexta-feira, uma morte por dengue no município e dois óbitos com suspeita, ainda em investigação. Na região já são três mortes em decorrência da dengue, em Passos, Capitólio e São Sebastião do Paraíso, e ao menos duas suspeitas desde o início deste ano.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), no dia 6 deste mês, duas mortes em decorrência da dengue já haviam sido confirmadas na região, uma em Capitólio e outra em Paraíso, onde uma criança de seis meses faleceu no dia 15 de fevereiro.

Segundo informações da Prefeitura de Passos, a primeira vítima da dengue no município foi uma pessoa do sexo masculino que morreu no dia 16 de fevereiro. Os outros dois óbitos, ainda em investigação, são de uma mulher de 68 anos, que morreu no último dia 8, e de uma mulher de 59 anos, que faleceu no dia 5 deste mês na Santa Casa de Passos.

No ano passado, segundo informações da SES, foram confirmadas quatro mortes em decorrência da dengue na região, em Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e São Tomás de Aquino.

A região enfrenta um surto de dengue neste ano, com 6.509 casos prováveis até o dia 6 deste mês. Desde o início do ano, os 27 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) já atingiram 59,71% das 10.902 notificações da doença registradas nos doze meses de 2022.

Passos, com 4.125 casos prováveis em 2023, e Itaú de Minas (538) já superaram, em 2023, as notificações de dengue do ano passado. Em 2022, Passos teve 3.025 casos prováveis e Itaú, 472. São Sebastião do Paraíso, com 760 casos prováveis até o último dia 6, é o segundo município com maior número de notificações na região em 2023, seguido por Capitólio (621), Itaú, e Pratápolis (105).

De acordo com a SES, a região também registra dez casos prováveis de chikungunya, sendo cinco em Piumhi, um em Capitólio, um em Claraval, um em Delfinópolis, um em Pimenta e um em Pratápolis.

Fumacê

Na última quinta-feira, a Secretaria de Saúde de Passos iniciou a aplicação de fumacê, com inseticida Ultra Baixo Volume (UVE), em ruas e avenidas da cidade. Durante 30 dias, as aplicações serão feitas nos bairros em dois horários, de 7h às 9h e das 16h às 20h40. De acordo com o secretário de Saúde, Thiago Salum, são três veículos utilizados na aplicação e a população deve deixar portas e janelas abertas quando eles estiverem passando em frente as casas.

Outros municípios da região já começaram aplicação de fumacê ou pretendem dar início nos próximos dias. Em São João Batista do Glória, o Departamento de Vigilância em Saúde, junto com o Núcleo de Controle de Zoonoses, iniciaram, na última quinta-feira, o controle químico nos locais onde foram notificados casos confirmados de dengue. Em Alpinópolis, a prefeitura aguarda autorização da SRS-Passos para iniciar o fumacê.

Sair da versão mobile