Yngrid Horrana
PASSOS – Passos completa, neste domingo, 14 de maio, 165 anos da emancipação político administrativa do município com desfile e atrações artísticos culturais. Na Praça Monsenhor Messias Bragança (Matriz), após o hasteamento das bandeiras, acontece o desfile cívico com o tema “Nos Teus passos Vou Caminhar”. O enredo do evento é baseado nos 200 anos da chegada da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos. As atividades terão início às 8h e contarão com homenagem a José Messias “Zé Pito” – a condecoração é realizada pela Câmara de Passos e faz parte do título de Trabalhador do Ano.
Às 11h, na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, será celebrada uma missa dedicada pelo aniversário da cidade. De acordo com a programação divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura, a solenidade também será realizada com intuito de prestar homenagem de Ação de Graças ao Dia Das Mães.
As comemorações do aniversário começaram na última sexta-feira, com a peça teatral “O Auto da Compadecida”. Entre os dias 13 e 14, ocorre a exposição de artesanato com artistas locais. A partir das 15h, os artistas Marisa Ferreira da Silva, Dayane Aparecida dos Reis, Helena Assad, Wesley da Cruz Guimarães, Iago Fernandes Amaral Oliveira, Amanda de Oliveira Ferreira e Tayanne da Silva Reis estarão na Avenida Sabiá expondo suas produções.
De acordo com o secretário da cultura Denilson Reis, todos os artistas foram contemplados pela Lei de Incentivo ao Fomento, Estímulo e Fortalecimento dos Segmentos Artísticos Culturais (nº 3.805/22). O decreto municipal visa prestar assistência a cantores, artistas plásticos, artesãos, dramaturgos e outros profissionais. No início do ano, todos os contemplados receberam R$ 3 mil.
No sábado, 13, na Avenida Sabiá, a homenagem ocorre das 15h às 21h pelos 135 anos da Abolição da Escravatura. A cidade prestigia o primeiro “Afro Music”. O evento é uma idealização do coletivo “Essência Negra” e conta com apresentações de hip hop, capoeira, dança do jongo, soul, Música Popular Brasileira (MPB), afro gospel e mais. O idealizador do evento, Ricardo Reis, disse que pretende expandir o movimento e fazer um Festival Afro Music no próximo ano de forma independente.
Também no dia 13, foi realizada a 5ª edição Mostra de Dança de Passos, na avenida Sabiá.
Ainda no domingo, 14, na avenida Sabiá serão realizados shows de Márcio Fornari e Osbabu (das 15h às 17h); Gedeon e Sempre Samba (17h às 19h); Sherazade e As Mil e Uma Noites e Luan e Rafael (20h às 22h30). Nos dias 22, 28 e 31 haverá espetáculos da peça “O Auto da Compadecida”. As peças teatrais serão sediadas na Capela da Penha, no estacionamento da Igreja Nossa Senhora Aparecida, e na Avenida João Teixeira Mendes, respectivamente. As atividades artísticas estão previstas para acontecer até o dia 31 de maio.
O secretário Denilson Reis afirma que a programação dos 165 anos de Passos irá “melhorar a autoestima das pessoas e incentivar crianças por meio de danças e músicas”.