Ícone do site Folhadamanha

Passos chega a 2.363 casos prováveis de dengue em 2023

PASSOS – Passos superou os dois mil casos prováveis de dengue em 2023. A cidade atingiu 2.363 notificações da doença, nesta quinta-feira, e se mantém na segunda posição entre os municípios mineiros com maior número de registros, atrás de Montes Claros (5.918).

Em 54 dias, Passos já registrou 78,82% dos 2.998 casos prováveis de dengue notificados na cidade nos 12 meses do ano passado. Na região, o número de casos prováveis da doença chegou 3.568.

As notificações de chikungunya também aumentaram na região e já chegam a dez casos prováveis, sendo cinco em Piumhi, duas em Pimenta, uma em Capitólio, uma em Claraval e uma em Pratápolis.

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta quinta-feira aponta um crescimento de 57,44% nos casos prováveis de dengue da região em uma semana. Entre os 27 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde, apenas quatro não tiveram notificações de dengue em 2023 e o número tem diminuído a cada semana.

Em Passos, a alta no número de casos prováveis de dengue foi de 46,6% em uma semana. A cidade, além de Montes Claros, é a única do estado com mais de 2 mil notificações da doença neste ano.

Capitólio, com 451 casos prováveis de dengue, é o segundo município da região com mais notificações da doença em 2023. De acordo com o boletim da SES desta semana, o número de casos prováveis aumentou 92% em uma semana em Capitólio. Em Itaú, o número de notificações de dengue aumentou 77% nesta semana e chegou a 233. Paraíso, com alta de 75,5% no período, é a terceira cidade com mais casos prováveis da doença (289).

Dengue hemorrágica

Em Paraíso, um bebê de seis meses morreu com suspeita de dengue hemorrágica. O óbito foi registrado no dia 15 deste mês e a Secretaria de Saúde do município recolheu amostras de sangue e enviou para a Fundação Ezequiel Dias (Funed). A prefeitura tem realizado mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti em bairros da cidade.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura no último dia 17, o município já havia registrado, neste ano, 358 notificações de dengue, sendo 108 casos positivos da doença. No mesmo período de 2022, foram 24 notificações e 6 casos positivos. “A preocupação, no momento, é com relação à gravidade da doença, que já tem levado pessoas à internação. É importante que a população fique atenta a qualquer sinal de sintomas suspeitos da dengue e procure assistência médica”, informa a administração.

Minas

Até esta quinta-feira, Minas Gerais registrou 42.589 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Segundo a SES-MG, desse total, 11.658 casos foram confirmados para a doença. Há quatro óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais e 15 óbitos em investigação.

O estado registrou 16.607 casos prováveis de chikungunya, sendo 4.054 confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por chikungunya em Minas Gerais e um está em investigação. Quanto ao vírus zika, até o momento foram registrados 72 casos prováveis. Há um caso confirmado para a doença e não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.

Montes Claros

No último dia 16, a Prefeitura de Montes Claros declarou situação de emergência em saúde pública no município em razão do surto de doenças infecciosas virais pelo período de 120 dias. A medida considera que o município enfrenta um cenário alarmante devido aos casos prováveis de dengue (5.918), chikungunya (2.466) e zika vírus (três).

Sair da versão mobile