Destaques Geral

Passos celebra aniversário com desfile cívico e homenagens

15 de maio de 2024

Evento conta com a participação de cerca de 3,5 mil pessoas, sendo 1,8 mil desfilando em fanfarras ou alas alegóricas / Foto: Divulgação

CARLOS RENATO

 

PASSOS – A Prefeitura de Passos realiza nesta terça-feira, 14, a partir das 8h, o tradicional desfile cívico em comemoração ao 166º aniversário de emancipação político administrativa, que acontece em frente ao adro da igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos.

Em 2024, o evento tem como temática “Um Registro de Luz – Retratos D’aldeia”, que recorda a primeira fotografia que retratou o município e a história de dedicação dos fotógrafos da região. O desfile é uma realização da Secretaria de Educação, com a participação da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.

Segundo informações do arquiteto e urbanista, Cesar Tadeu Elias, o desfile, composto por duas partes, tem a participação de 2,5 mil pessoas, distribuídos em 59 alas alegóricas, entre militares, escolas, entidades e associações de Passos, além de cerca de 500 pessoas que estão na retaguarda do evento.

Segundo o organizador, o desfile inicia pelo pelotão de atiradores do Tiro de Guerra 04-014 e com a Banda do 12° Batalhão PMMG para o Hasteamento das bandeiras, onde as autoridades estarão presentes. Após acontece uma homenagem da Câmara de Passos ao “trabalhador do ano”, que neste ano entrega o título a João Batista Mendonça, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Passos (Saae), que desde 1983 atua na autarquia onde começou como leiturista e atualmente é agente administrativo.

A primeira parte do evento ainda conta com o desfile cívico militar, com participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Marinha entre outras instituições públicas e também as apresentações das Organizações Não Governamentais (ONG’s) que atuam no município.

Conforme informa Cesar, a segunda parte do desfile traz cerca de 26 alas alegóricas e 18 fanfarras das instituições de ensino de Passos, que englobam as escolas municipais, estaduais e privadas.

Segundo Cesar, durante o desfile as alas mostram os “álbuns fotográficos” de Passos e homenageiam os profissionais passenses que dedicaram ou ainda dedicam a contar a história do município.