PASSOS – Passos está entre as três cidades com maior pontuação em ranking de Atenção Primária na Saúde com municípios entre 100 mil e 200 mil habitantes. Segundo informações da prefeitura, a cidade atingiu 99,9%, atrás de Coronel Fabriciano (MG) e Umuarama (PR), que atingiram 100% no índice de indicadores em Atenção Primária no país.
De acordo com a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Clarissa Carneiro Leão Batista, o resultado é referente a indicadores de desempenho no Programa Previne Brasil.
Ainda segundo a prefeitura, Passos ficou em primeiro lugar quando comparado ao percentual de alcance de indicadores. O percentual no Brasil é de 80,9; na região Sudeste é de 75,6; em Minas Gerais, de 84,24 e o de Passos é 99,80.
“Comparando com municípios da região do Sul de Minas com mais de 100 mil habitantes, o município de Passos fica à frente de Pouso Alegre (92,06%) e Poços de Caldas (77,05%). Na micro região Sul, Passos ficou atrás de São João Batista do Glória e Piumhi que alcançaram 100% dos indicadores, ficando em terceira posição no ranking”, afirma Clarissa.
Para a coordenadora, com esse resultado, Passos consegue mostrar que a Atenção Primária à Saúde do município está conseguindo, por meio de 24 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), ofertar para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um pré-natal de qualidade, coleta de exames de prevenção do câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos, boa cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano e atendimento de qualidade para pessoas com hipertensão e diabetes, informa a prefeitura.
“Tudo isso só está sendo possível graças ao comprometimento de todos os profissionais que atuam nestas equipes em ofertar uma saúde de qualidade para a nossa comunidade”, disse Clarissa.
Para o secretário de Saúde, Thiago Salum, este é o resultado de um trabalho que vem sendo feito pela pasta e sob a coordenação de Clarissa. O Previne Brasil funciona por meio de indicadores que medem a eficiência do serviço ao cidadão por meio de ações direcionadas à saúde da mulher, criança e pacientes crônicos, entre outras iniciativas.
Com foco na prevenção, os serviços garantem melhor atendimento, acompanhamento e resultados. Para manter o controle, o Previne Brasil passou a remunerar a prestação dos serviços por critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e critério populacional.
“Esta gestão do prefeito Diego Oliveira dá total autonomia para que a Secretaria de Saúde conduza e possibilita condições de trabalho para os agentes de saúde em todos os níveis para que eles, dessa forma, pudessem repassar à população uma saúde de mais qualidade. Então, é um investimento no funcionário de todas as formas, como oferecer uniforme, material, curso, equipamentos, estrutura física. E, com isso, ficamos em destaques com sendo um dos melhores atendimentos e prestação de saúde primaria do Brasil”, afirma Salum.