28 de maio de 2025
Yluria Araújo conquistou cinco medalhas e um troféu de melhor índice técnico no Festival Sudeste CBDA Mirim e Petiz / Foto: Divulgação
Bianca Simionato
PASSOS – A atleta Yluria Araújo Amorim de Oliveira, do Clube Passense de Natação, foi novamente destaque em mais uma competição nacional, desta vez, pelo Festival Sudeste CBDA Mirim e Petiz de Natação. O torneio realizado simultaneamente no Clube de Regatas do Flamengo e no Clube de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, aconteceu entre os dias 22 e 24 de maio.
Com apenas 10 anos, Yluria conquistou dois ouros nas provas de 50 metros peito e 100 metros peito, uma prata nos 100 metros medley e dois bronzes, nas provas de 50 metros borboleta e 200 metros medley. Além disso, a nadadora foi reconhecida como a melhor atleta de toda a competição, recebendo o troféu de índice técnico.
O evento reuniu cerca de 980 nadadores, sendo 380 na categoria mirim e 600 na petiz, representando mais de 50 clubes dos quatro estados do Sudeste do Brasil. Estiveram presentes algumas das maiores potências da natação brasileira e mundial, como Pinheiros, Minas Tênis Clube, Flamengo, Fluminense, Vasco e São Paulo.
Outros atletas de sua equipe também marcaram presença na competição: Martina Kaufman, Beatriz Véspero, Maria Fernanda Silva, Larissa Rachid, Felipe Castro Vale e Marcelo Frazão. Ao todo, a equipe conquistou 11 medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e oito de bronze.
Yluria iniciou na natação com apenas seis meses de idade e, desde então, tem se destacado nas competições que participa. Segundo sua mãe, Claudineia Araujo, a jovem atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro nas modalidades 50 metros peito e 100 metros peito, além de acumular 32 medalhas de ouro, 18 de prata e 11 de bronze.