BIANCA SIMIONATO
PASSOS – Neste mês de junho, Alexandre Lino Pereira, mais conhecido como Boy Nova Geração, comemora 26 anos dedicados a corrida. Aos 42 anos, o atleta de Passos não só se destaca por sua história de superação e conquistas, mas também por seu impacto na comunidade local.
Boy, que vem de uma família de oito irmãos e enfrentou adversidades como a perda precoce do pai e a vida nas ruas, encontrou no esporte um caminho de salvação e sucesso. Sua jornada no atletismo começou em 1998, quando participou de um projeto na comunidade Novo Horizonte. Rapidamente se destacou, vencendo corridas e ganhando uma bolsa atleta para treinar na Praça de Esportes. Nas suas primeiras corridas, Alexandre relembra que suas premiações eram um simples x-burguer e um refrigerante.
Sua motivação sempre foi a busca pela excelência, tanto nas corridas quanto em sua comunidade. “O que me motiva é que sempre quero ser o melhor, na minha comunidade, no esporte, na cidade… fui me dedicando, dedicando para um dia conseguir vencer, e graças a Deus eu consegui, cheguei até onde eu cheguei”, compartilha.
Além de suas vitórias pessoais, Boy enfrentou desafios fora das pistas, como preconceito e falta de apoio. No entanto, sua determinação o levou a conquistar importantes vitórias como: terceiro colocado no Circuito Pila, campeão da Série Delta em Ribeirão Preto, 171º na São Silvestre, 72º na Volta da Pampulha, campeão da Corrida de Carnaval de Passos, dentre diversas outras. Boy também já recebeu o prêmio de “Melhores Atletas do Ano”, da TV Alterosa do Sul de Minas.
A corrida então se tornou uma parte essencial em sua vida. “Hoje eu respiro e vivo a corrida”, disse. E celebrar 26 anos praticando-a é significativo tanto para ele quanto para a sua comunidade. “Sair de onde eu saí e hoje ter tantas amizades, ser conhecido como uma referência é muito significativo”, comenta.
Além de sua carreira esportiva, Boy desenvolve o projeto Atletismo Boy Nova Geração na sua comunidade Novo Horizonte, onde pretende continuar e melhorar a iniciativa oferecendo uma oportunidade para jovens se envolverem no esporte e encontrarem um caminho positivo, assim como ele encontrou.
Com o apoio de seu treinador, Allan Wendel, ele já se prepara para novos desafios, incluindo uma corrida em Aparecida do Norte no dia 15 de outubro e várias outras provas no segundo semestre.