Na noite de segunda-feira, 10, o jardim do Palácio da Liberdade foi palco da abertura do Minas Trend 2023, a semana de moda de Belo Horizonte. Cerca de 50 estilistas apresentaram looks inspirados no tema “Barroco Tecnológico”, durante o desfile Passarela da Liberdade, realizado pela Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais, por meio de Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O objetivo foi valorizar o trabalho desses profissionais responsáveis pela criação das coleções das marcas mineiras, que usaram a criatividade para apresentar peças conceituais.
Os estilistas, entre veteranos e jovens, utilizaram materiais que representam o patrimônio cultural de Minas Gerais, evidenciando o estilo barroco, movimento que ocorreu no Brasil nos séculos XVII e XIX. Os elementos unificadores do desfile foram as cores e as nuances entre o vermelho, prata e seus derivados, rosa e laranja.
“Sou da área há 30 anos e apenas mais um entre centenas de pessoas que fazem a moda de Minas acontecer. Estou emocionado por representar a moda que está presente na nossa história, expressa nossa cultura e mineiridade, movimenta a economia e gera trabalho e renda, sobretudo, para as mulheres. Esta noite representa um manifesto da mineiridade, na qual celebramos juntos a força de criação da moda mineira, que leva o nome do nosso estado para o Brasil e para o mundo”, afirma o presidente da A.Criem, Antônio Diniz, curador do desfile e responsável por abrir o evento.
“É um momento muito especial para nós da indústria, porque aqui estão presentes o mundo da moda e as pessoas que fazem o setor acontecer. Sinto- me honrada em participar desse evento, que revela um horizonte voltado para a produção de moda de maneira diferenciada e estou muito feliz por ser a primeira mulher vice-presidente da Fiemg a participar”, acrescenta Mariângela Marcon.
Além de destacar o design, projetando nacionalmente a moda produzida em Minas, e o potencial criativo dos estilistas, o projeto procurou identificar de que forma os elementos do barroco e dos povos influenciam na manifestação dos signos, que compõem o imaginário sobre as identidades, e sua relevância simbólica na construção da mineiridade. “Precisamos que a moda mineira volte a ser destaque nacional, trazendo essa força para o mercado”, acrescenta o presidente da CDL, Marcelo de Souza e Silva.
A 29ª edição do Minas Trend está sendo realizado até o dia 14 de abril, em Belo Horizonte. Além dos tradicionais desfiles de moda e acessórios, que mostram o lançamento de coleções de grandes marcas do estado mineiro, são produzidos workshops, palestras e seminários em Belo Horizonte.
Com o tema “A Moda no Horizonte”, o evento realizado pela Fiemg conta com presenças de empresas dos segmentos de vestuário, bolsas, calçados, joias, bijuterias, lingerie, moda praia e sleepwear. A novidade desta edição é a realização dos desfiles em diferentes pontos da cidade, como parte do movimento de revalorização do centro belo-horizontino. O Minas Trend é uma realização do Sesi, Senai e Fiemg, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da CDL e Bling.