Débora Meira
PASSOS – Usuários do transporte coletivo em Passos reclamam da dificuldade em utilizar os ônibus direcionados às pessoas com deficiência (PCD). De acordo com a Associação das Pessoas Portadores de Deficiência Física, conhecida como “Reintegrar”, realizou algumas reclamações sobre o problema à CAF, prestadora do serviço no município.
Segundo relato de uma mãe, que tem um filho como membro da associação, o número de ônibus foi reduzido com a vinda da empresa. “Desde quando a empresa CAF veio pra Passos estamos enfrentando dificuldades no transporte para os cadeirantes, porque antes era disponibilizado dois micro-ônibus. Hoje apenas um veículo opera para esses usuários. Além disso, o transporte atrasa muito. O combinado que foi determinado nas reuniões é chamar uma hora antes do horário que você precisa do transporte, mas geralmente esperamos até duas horas”, reclamou.
“Sou mãe de um usuário de 15 anos, uso o transporte para levar ele nos atendimentos de fisioterapia e fonoaudiologia, na instituição APAE e em consultas médicas, algumas vezes, meu filho perdeu consulta importante ou desistiu de sair por conta da demora. Fico muito triste com isso tudo porque sei que é lei garante o direito ao transporte para a sua educação, saúde e lazer”, disse a mãe.
Segundo ela, a associação realizou diversas reuniões com o gerente da empresa e ele prometeu e está de acordo em solicitar outro ônibus, mas que precisaria de autorização da Prefeitura de Passos para concretizar a demanda.
De acordo com uma das usuárias do transporte, o número de passageiros aumentou nos últimos anos e apenas um ônibus não é suficiente para atender todos. “Vem ocorrendo há algum tempo o aumento no número de usuários e com a pandemia a situação piorou, por conta de pessoas que ficaram com sequela da covid e que infelizmente passaram a usar cadeira de rodas. Quando a antiga empresa nos atendia, usava o transporte apenas quem era cadastrado e tinha carteirinha, já com a nova empresa é diferente, porque qualquer portador de cadeira de rodas pode usar o transporte e no contrato da empresa inclui todos os tipos de deficiência, inclusive deficiente visual. Os alunos do Apae tomam a maior parte do horário e depois tem os deficientes que trabalham e alguns cursam faculdade à noite”, relatou a usuária sobre as dificuldades que enfrenta com a CAF.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Passos, o presidente da empresa informou que os ônibus estão em funcionamento normalmente no município. Segundo informações passadas à prefeitura, a CAF pediu que os usuários do transporte coletivo entrem em contato com os servidores da Secretaria de Assistência Social, tendo em vista, o aumento significativo de passageiros com deficiência que utilizam o serviço.