Ézio Santos
PASSOS – Uma das celebrações mais importantes da Semana Santa é a Sexta-Feira da Paixão, que marca a crucificação e morte de Jesus Cristo. Porém, as nove paróquias do município também destacam em suas programações, os ritos do Tríduo Pascal, incluindo amanhã e sábado.
Ontem, mesmo com a chuva, os fiéis católicos relembraram o encontro entre Jesus carregando a Cruz e sua mãe, Maria, ao longo do caminho para o Calvário. Durante a missa do Lava-Pés, quando sacerdote lava os pés de doze pessoas, replicando o gesto de humildade e serviço de Jesus Cristo, que lavou os pés dos seus apóstolos durante a Última Ceia.
Amanhã, Sexta-Feira da Paixão, é um feriado religioso cristão, quando se recorda a crucificação e morte de Jesus Cristo. É um dia de reflexão e penitência, marcado por rituais como jejum e abstinência de carne. Data em que muitos fiéis participam de procissões, encenações da Via Sacra e Adoração da Cruz.
O Sábado Santo, dia importante do calendário anual do cristão, é marcado pelo silêncio e reflexão sobre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Não há ritos litúrgicos até a noite, quando então ocorre a Vigília Pascal, iniciando as celebrações da ressurreição.
No próximo dia 31, será o Domingo de Páscoa, data notável para os cristãos e o encerramento da Semana Santa, pois se comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Os locais e horários das celebrações de hoje e o Sábado Santo em Passos constam na programação de cada paróquia. A Folha traz ao leitor apenas os ritos previstos para amanhã e domingo.