Ícone do site Folhadamanha

Paróquias iniciam celebrações da Semana Santa em Passos

Foto: Arquivo FM.

Ézio Santos

PASSOS – As nove paróquias de Passos iniciam neste Domingo de Ramos, 24, a Semana Santa, o período mais participativo dos católicos ao longo do ano, que celebra a morte e ressurreição de Cristo.

No sábado, em algumas paróquias, há celebrações de missas por ocasião do encerramento da Semana das Dores, que durante sete dias, a tradição piedosa da Mãe Igreja é exaltada por todo o sofrimento de Maria, que o acompanhou no caminho do calvário.

Amanhã, às 19h, nas comunidades do Senhor Bom Jesus dos Passos, Nossas Senhoras das Graças, Fátima e Penha, serão celebradas missas em louvor à Nossa Senhora das Dores, enquanto que as bênçãos aos enfermos ocorrerão às 15h, na capela de São Francisco, igrejas Santa Madre Carmem Sallés; matrizes do Senhor Bom Jesus, Nossas Senhoras das Graças e Fátima. O encontro com as crianças, às 8h e 9h, respectivamente, apenas nas paróquias do Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora das Graças.

No domingo, em todas as paróquias, primeiro dia da Semana Santa, haverá procissões com a bênção dos ramos e missas no período matinal. A maioria de uma capela ou igreja; outras, de algum ponto popular, até a matriz. Também há celebrações litúrgicas no início da noite.

Nesta segunda e terça, as programações religiosas se voltam para as procissões da Penitência, missas à tarde e noite. Na quarta-feira, todas as paróquias realizam a Via-Sacra com os encontros das imagens de Jesus Cristo e Maria também de uma capela ou igreja, até a matriz.

Quinta-feira tem início o Tríduo Pascal, período que abrange a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, composto pela celebração da missa da Ceia do Senhor, cerimônia do Lava-pés, e recordação do mandamento novo de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.” Sexta-feira Santa, dia da Paixão e morte de Jesus, haverá o momento da Adoração da Cruz, reflexão sobre o amor e a redenção. No Sábado Santo, tem a Vigília Pascal, louvores pela ressurreição de Jesus, renovação da fé e da esperança na vida eterna.

Encerrando período quaresmal, dia 31 de março, será o Domingo da Páscoa, considerada uma das festas mais importantes para os cristãos, pois celebram a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu com o intuito de libertar a humanidade do pecado. Na mesma data, se encerra a Campanha da Fraternidade, cujo tema é ‘Fraternidade e Amizade Social’, e o lema escolhido é ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ (Mt 23,8). Hoje e amanhã, acontecem em todas as missas, a Coleta Nacional em prol da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Sair da versão mobile