Ícone do site Folhadamanha

Paróquias em Passos preparam eventos para a ‘Semana Santa’

Igrejas se preparam para os tradicionais ritos religiosos da Semana Santa./ Foto: Reprodução.

Ézio Santos

PASSOSAs nove paróquias de Passos preparam os ritos religiosos para celebrar a “Semana Santa”, entre os dias 2 e 9 de abril. Neste domingo, 2, acontecem as procissões de ramos após as missas, momento que os padres promovem as bênçãos dos ramalhos.

De acordo com o Santuário Rogacionista Santo Anibale Maria di França e do Carmelo São José, uma programação especial foi montada até o Domingo da Páscoa, no dia 9 de abril. Entre segunda-feira, 3, até quarta-feira, 5, os fiéis católicos são convidados a confessar, realizar as atividades religiosas, participar de missas e das procissões, entre elas a de Nossa Senhora das Dores, feita pelas mulheres, e do Senhor Bom Jesus, pelos homens. Ainda será feita a tradicional Via-Sacra ou Via-Crucis, que simboliza o caminho que Jesus Cristo fez ao carregar a cruz até o local da crucificação.

Conforme informações das paróquias, durante o período “Tríduo Pascal”, que começa na Quinta-feira Santa, deve ser celebrado a missa das renovações sacerdotais, às 9h, na Basília de Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé, sede da diocese na região. À noite deve ser celebrada a missa de “Instituição da Eucaristia”, do “Lava-Pés” e adoração ao Santíssimo.

Na Sexta-feira Santa, 7, no período da manhã, acontece os atendimentos de confissões e a Via-Sacra. Às 15h, todas as paróquias devem promovem a “Proclamação da Paixão de Cristo” e a distribuição da “Sagrada Comunhão”. A tradicional procissão noturna do “Senhor Morto” encerra o segundo dia do tríduo.

Já no sábado Aleluia, acontecem as missas da “Solene Vigília”, que inclui a celebração do “Fogo Novo”, que se acende no “Círio Pascal”, simbolizando a “Luz de Cristo”. Nele estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que significam ‘Deus é o princípio e o fim de tudo’.

A Semana Santa é encerrada com o Domingo da Ressurreição ou da Páscoa, quando todas as paróquias promovem missas no período da manhã e noite.

Fraternidade

A “Campanha da Fraternidade 2023”, que encerra no dia 9 de abril, propõe despertar o espírito de caridade e de compromisso que deve estar presente em todos que querem ser discípulos de Jesus. Com o tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmo de comer”, a campanha incentiva as comunidades a assumir suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, como fez Jesus em seu tempo.

Sair da versão mobile