Uma missa celebrada na noite de quarta-feira,4, marcou o recebimento do quadro com a imagem do servo de Deus, Dom Inácio Dal Monte, na Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Paraíso. A passagem encerra a visitação pelo Setor Paraíso e integra mais um momento de celebração do ano sacerdotal vivido pela Diocese de Guaxupé, desde outubro do ano passado. O religioso está em processo de beatificação através do Vaticano.
A Paróquia São Sebastião é a última do Setor Paraíso a receber o quadro de Dom Inácio que está em peregrinação pela diocese, cujo o território vai de Delfinópolis a Poços de Caldas. O quadro já esteve em São Tomás de Aquino, Jacuí e Itamogi. Há cerca de dois meses chegou em São Sebastião do Paraíso, tendo passado pelas paróquias de São José, São Judas Tadeu, Nossa Senhora de Sion e Nossa Senhora da Abadia.
Na missa celebrada pelo padre Maurício Marques da Silva, coordenador do setor, do Ano Sacerdotal, foi enfatizado o exemplo e testemunho de vida de Dom Inácio. “Ele é um homem santo do nosso tempo, exemplo de quem se prontificou a servir e a semear”, disse durante a homilia. O quadro permanece na Matriz São Sebastião até o próximo domingo.
Ainda durante a celebração foi relembrado que Dom Inácio durante o seu bispado na Diocese de Guaxupé esteve em São Sebastião do Paraíso por três vezes. As visitas pastorais dele ocorreram inicialmente entre 6 a 11 de dezembro de 1952, quando visitou várias entidades religiosas como o Seminário de Nossa Senhora de Sion, a Escola Técnica de Comércio e o Colégio Paraisense.
A segunda visita ocorreu em janeiro de 1959, enquanto que a terceira vinda foi registrada entre 12 a 20 de janeiro de 1961. Nas duas ocasiões ele participou do novenário de São Sebastião, padroeiro da cidade. Dom Inácio, que pertencia a ordem dos Frades Menores Caputino, foi o sexto bispo da Diocese de Guaxupé. Ele faleceu em 29 de maio de 1963, aos 65 anos, vítima de trombose cerebral.
Durante a missa padre Maurício recordou que a diocese está vivenciando o Ano Sacerdotal inspirado no exemplo de Dom Inácio. “Ele muito contribuiu para o crescimento espiritual e religioso da diocese, foi zeloso e dedicado pastor em conduzir a nossa igreja”, comentou. Afirmou que o modelo de vida de Dom Inácio foi refletido nas reuniões sacerdotais dos membros do setor e também da diocese.
O Ano Sacerdotal que vai até setembro de 2024, a Pastoral Presbiteral, juntamente com o bispo, está promovendo diversas atividades para fortalecer a vida, a vocação, a saúde física e mental dos presbíteros. Entre os objetivos estão: assistir os padres doentes; reconhecer o trabalho dos padres eméritos e idosos; estimular as comunidades a rezar pelos padres; esclarecer o papel do pároco e suas responsabilidades; animar os padres em sua missão diária como líderes de comunidade; redescobrir o ardor missionário de uma “Igreja em Saída” e apontar caminhos e alternativas diante dos desafios da vida pastoral.