S. S. PARAÍSO – A paróquia de São José será a primeira entre as cinco de São Sebastião do Paraíso a receber o quadro com a imagem do Servo de Deus Dom Inácio Dal Monte.
O ato será realizado nesta quarta-feira, 1º de Maio, às 19h, com a celebração de uma missa. O evento integra a programação do Ano Sacerdotal na Diocese de Guaxupé, onde Dom Inácio foi bispo por 10 anos e meio, tendo falecido em 1963. O religioso está em processo de beatificação pelo Vaticano desde 2018.
Desde o início deste ano o quadro está em peregrinação pela região. O objetivo proposto pelo bispo da Diocese de Guaxupé, dom José Lanza Neto, é promover, durante este Ano Sacerdotal, várias atividades para fortalecer a vida, a vocação, a saúde física e mental dos presbíteros.
Entre as ações consta a visita em todas as paróquias do quadro de D. Inácio, com orações e reflexões inspiradas na vida e no testemunho do Servo de Deus, quarto bispo da Diocese de Guaxupé.
Antes o quadro passou por Itamogi, São Tomás de Aquino e Jacuí, que integram o Setor Paraíso. A peregrinação pela diocese teve início em fevereiro e prosseguirá até setembro. A organização dessas visitas será feita pelos setores pastorais da diocese e contará com uma programação especial de oração e conscientização a respeito da vida e vocação dos padres.
Nesta quarta-feira, o padre Maurício Marques presidirá a missa na Matriz São José, que será concelebrada por outros padres da cidade. Posteriormente, o quadro seguirá para as paróquias São Judas Tadeu, São Sebastião, Nossa Senhora de Sion e Nossa Senhora da Abadia. A organização das visitas será feita pelos setores pastorais da diocese e contará com uma programação especial de oração e conscientização a respeito da vida e vocação dos padres.
Dom Inácio
Natural de Ribeirão Preto (SP), aos 27 anos de idade João Dal Monte vestiu o hábito da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, recebendo o nome religioso de Frei Inácio e iniciou sua missão sacerdotal. Em 21 de maio de 1952, foi nomeado bispo de Guaxupé. Ele exerceu o episcopado em Guaxupé durante dez anos e meio, santificando, ensinando e regendo o seu rebanho com muito amor e com dedicação total à Santa Madre Igreja.
Logo após tomar posse na diocese, Dom Inácio aceitou o convite do monsenhor Jerônimo Madureira Mancini para visitar a paróquia de São Sebastião, em Paraíso. Na época, estava sendo inaugurada a atual matriz, através da reconstrução total do antigo templo, sendo que a torre já havia sido inaugurada em 1941, ou seja, cerca de uma década antes da finalização da inauguração do corpo principal da atual matriz.
Durante a sua presença na Diocese, Dom Inácio foi sempre o Bispo solícito, que toda a Diocese se habituou a conhecer e a amar, vivendo integralmente o lema de seu episcopado “Saiu o Semeador a Semear”. Faleceu em Guaxupé em 29 de maio de 1963, dia em que completava exatos 24 anos de sagração episcopal. Em junho de 2022, a Diocese de Guaxupé concluiu o processo de pesquisa para solicitar o reconhecimento de Dom Inácio como venerável pelo Vaticano.
“Neste Ano Sacerdotal queremos buscar e compreender ainda mais profundamente a nossa vocação, aquilo que recebemos de Deus, e não podemos esfriar”, descreve Dom Lanza. O bispo diocesano enfatiza que levar o quadro com imagem de D. Inácio para o altar visa inspirar e incentivar a caminhada dos religiosos, religiosas e de todo povo da igreja. Ele completa dizendo que Dom Inácio foi um homem que trabalhou de maneira muito forte pela evangelização, cuidou das crianças abandonadas, uma presença muito bonita, mostrando que tinha mesmo as virtudes de santidade, que está ao alcance de todos.