12 de julho de 2023
DUAS RELÍQUIAS SERÃO MOSTRADAS AOS FIÉIS CATÓLICOS E PERMANECERÃO EM PASSOS./ Foto: Divulgação.
Ézio Santos
PASSOS – A Paróquia Nossa Senhora de Fátima celebra nesta quinta-feira, 14, a entronização das relíquias de duas das três crianças que testemunharam a aparição na cova da Iria, em Fátima (Portugal) em 1917. A igreja fica no largo São José, no Coimbras, A partir desta quinta-feira, 13, dois pedaços dos caixões usados no sepultamento ficarão em Passos.
As relíquias são dos irmãos Francisco e Jacinta Marto, que na época tinham nove e sete anos, respectivamente. A prima Lúcia, a outra criança que presenciou a aparição, estava com dez e ainda não foi canonizada. Ela é considerada Serva de Deus. A fase seguinte, antes de se tornar santa, é a beatificação, mas o processo é bastante demorado e a etapa mais difícil é o postulador provar curas milagrosas incluindo documentos médicos, como ficha de hospitalização, exames de laboratório, diagnósticos etc.
Segundo o pároco Valdenisio Justino Goulart, as duas relíquias são importantes pelo fato de Francisco e Jacinta serem santos, além da imagem de madeira da virgem de Fátima ter vindo de Portugal para a igreja em Passos. “A completar, teremos também provas concretas das duas crianças para quem a nossa padroeira apareceu, em cima de uma árvore da espécie Azinheira (Quercus ilex). Aliás, vieram duas folhas da árvore original que serão colocadas no relicário a ser colocado aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fátima em nossa igreja”, disse.
O pedido oficial do padre Valdenísio pela vinda das relíquias ocorreu no início de maio e, no dia 13 do mesmo mês, elas deixaram a cidade de Fátima com destino a Passos, sendo acolhidas na sexta-feira da semana passada. “Nós contamos com a intermediação valiosa e gloriosa do padre passense Silas de Oliveira e do Irmão André Luiz Silva Oliveira, respectivamente, das congregações Rogacionista que administra o Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, e do Santíssimo Redentor”, afirma.
Teve início na semana passada e se encerra domingo o ‘Arraiá da Fatinha’. A estrutura está instalada ao lado da igreja matriz e todas as noites, após a missa das 19h, acontecem as festividades juninas, comercialização de comidas típicas e muitas outras atrações.
O dinheiro arrecadado na festa será aplicado na construção da igreja de Santa Madre Carmem Sallés, no jardim Santo Antônio, região do bairro Coimbras. O imóvel já está coberto, as paredes internas rebocadas e as portas de entrada estão sendo instaladas.