12 de outubro de 2024
Igreja celebra o bicentenário com novenas, missas, carreata, inauguração de monumento, lançamento de revista e outras festividades./ FOTO: Reprodução
Carlos Renato
ALPINÓPOLIS – Com o lema “Sendo Berço de Vocação, Caridade e Tradição”, a Paróquia de São Sebastião comemora 200 anos de fundação em Alpinópolis, com missas, inauguração de monumento e apresentações de escolas e de grupo de terno e de congo. As festividades iniciaram na última quinta-feira, 10, e terminam no domingo, 13.
Segundo informações da paróquia, neste sábado, 12, serão celebradas missas, às 6h30, na gruta, às 10h, especialmente para as crianças e, às 19h, com a participação de padres convidados e dos ternos de congo do município.
Neste domingo, 13, a paróquia celebra uma missa às 7h, com a benção aos participantes do folclore. Às 14h, acontece a carreata pelas ruas da cidade com o Andor São Sebastião e, após, um santo terço, às 17h15 na igreja matriz.
Às 18h, haverá a missa solene em comemoração ao bicentenário da paróquia, presidida pelo bispo diocesano dom Jospe Lanza Neto. Logo após, acontece a inauguração de um monumento em alusão aos 200 anos da instituição religiosa, com show pirotécnico e participação da Banda de Música da Polícia Militar.
De acordo com a paróquia, durante os dias de eventos e celebrações, a Praça da Partilha recebe barracas com comercialização de bebidas e comidas.
Para o pároco da igreja, Reginaldo da Silva, todos os fiéis fazem parte da história bicentenária da paróquia e convida a população para os eventos. “Quero convidar os fiéis para participar dessas festividades deste ano jubilar, onde estamos
celebrando os 200 anos da Paróquia de São Sebastião neste domingo. Preparamos um tríduo preparatório, com a realização de missas por padres convidados, para celebrar a eucaristia e durante a novena de Nossa Senhora da Aparecida”, afirma.
“Uma grande festa está marcada para esse domingo, onde teremos aqui na praça da Igreja Matriz essa grande festividade, com carreata, terço e missa campal, se o tempo permitir, além de um descerramento da placa de 200 anos da nossa paróquia. Que São Sebastião abençoe todo nosso município, da qual tem como padroeiro, e que essa paróquia continue sendo um grande exemplo e um modelo de tradição, vocação, de fé e de religiosidade”, ressalta o padre.
Eventos
As festividades dos 200 anos tiveram início na última quinta-feira, 10, com a celebração de uma missa, com padres convidados, além da realização do lançamento oficial da revista “Bicentenário Paroquial” e de um museu dedicado à paróquia.
Nesta sexta-feira, 11, foi exibido no Teatro São Paulo o curta metragem “Paróquia São Sebastião de Alpinópolis, há 200 anos sendo berço de vocação, caridade e tradição”, que mostra a história da instituição no município.
Visitas
A paróquia promoveu, entre 6 e 8 de outubro, a “Semana Missionária” nas capelas da zona rural e visitas nas escolas da zona urbana.
Desde o início do mês, a igreja realiza ainda novenas, às 15h, dedicadas à Nossa Senhora da Aparecida, e missa às 19h, com apresentação de Ternos de Congo e Moçambique da cidade.