Destaques Geral

Paróquia da Matriz promove bênção de animais em homenagem a São Francisco

4 de outubro de 2024

A benção aos animais marca uma semana de homenagens a São Francisco de Assis, padroeiro da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos./ foto: Reprodução

Luisa Scandorilli

PASSOS – A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos (Matriz) promove nessa sexta-feira, 4, a bênção de animais de estimação. A celebração acontece na parte da frente da Igreja, às 18h15, em comemoração a São Francisco de Assis.

A celebração do santo protetor dos animais marca uma série de eventos religiosos na Paróquia. Do início da semana até quarta-feira, foi realizado o tríduo ao santo, que contou com muitos fiéis presentes na igreja. A partir dessa quarta-feira, 3, até sábado, 5, depois da missa, acontecerão as quermesses

Segundo o pároco Gledson Domingos, a importância da bênção aos animais e da missa é pedir proteção divina, cuidado e respeito aos bichos para que nada de ruim aconteça com eles.

“Na benção, pedimos a Deus, criador e doador de todos os bens, e que tudo fizestes com sabedoria e destes ao homem, criado a vossa semelhança, o domínio sobre todos os animais. Nós os pedimos mediante a vossa bênção. Estendei sobre esses animais a vossa bênção e concedei que eles sejam bem cuidados”, afirma o padre.

A missa, de acordo com o padre, é em louvor a São Francisco que amou, sobretudo, a igreja, Jesus Cristo, toda a humanidade e as criações.

“Olhando para São Francisco, lembramos de todo o amor que ele teve para com a igreja, o amor que ele teve para com Jesus Cristo, e nos ensina também a ter amor com a igreja, Jesus Cristo e com toda a humanidade e criação. Então, é um louvor, através de São Francisco, a Jesus Cristo, que é o nosso Supremo Criador e Salvador”, afirma.

Conforme padre Gledson, os animais nos ajudam a valorizar a criação de Deus, além de termos fé e continuarmos nossa caminhada.

“Animais são criações de Deus. Ainda que existam distinções: animais domésticos e animais que existem para a parte comestível, são todos esses que abençoamos e pedimos proteção. E eles, nos ajudam a olhar para aquilo que Deus fez, termos fé no Criador e continuar a nossa caminhada”, disse.