Débora Meira
PASSOS – A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos abriu nesta quarta-feira, 2, a a exposição “200 anos de Bênçãos e Graças Sobre Nossa Cidade”. A mostra é realizada no hall da Casa da Cultura e acontece até a próxima segunda-feira, 7.
Segundo informações da paróquia, o horário de visitação acontece das 9h às 17h, exceto nos dias 5 e 6, que será das 9h às 12h. O evento tem entrada gratuita e dispõe de imagens, vestes e objetos que fazem parte da história.
De acordo com o padre responsável pelo evento, Sandro Henrique Almeida dos Santos, além do acervo, a festividade do Senhor Bom Jesus dos Passos tem início com a novena e, a partir desta quinta-feira, 3, com a quermesse.
“As atividades começaram no dia 27 de julho, com a recepção da imagem peregrina de Nossa Senhora da Aparecida, onde fizemos uma carreata. Já a novena, começou no dia 28 e agora temos a exposição”, disse.
“Como padre à frente da paróquia, me sinto privilegiado de coordenar as atividades de celebração da chegada da imagem. Espero que com esse evento, as pessoas possam conhecer o nosso acervo, não só o da igreja, mas o da Santa Casa, da Universidade do Estado de Minas Gerais e celebrar esses 200 anos de história”, comentou.
Segundo a curadora do acervo, Maria Fernanda Campos, a exposição acontece anualmente na mesma data. “Os 200 anos da chegada do Senhor Bom Jesus é algo de grande importância cultural para nós, pois a cultura de um povo foi se formando ao redor dela. É um evento com segmentos da doutrina católica, mas que está aberto para todas as religiões que queiram conhecer mais sobre nossa história”, disse.
Segundo ela, o acervo mostra um pouco da história da Igreja Matriz, com a exposição de vestes litúrgicas, missais romanos em latim e fotos de párocos.
“O evento foi idealizado pela Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Passos, da Secretaria da Cultura, da Secretaria da Educação e do Centro de Memórias Interativo da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Celebrar esses anos é divulgar nossos passos ao longo de todo esse tempo e olhar para anos que se passaram e crer em mais bênçãos sobre toda cidade”, ressaltou a curadora.