30 de agosto de 2024
Em 2022 população e lideranças de Paraíso questionavam números apresentados pelo Censo do IBGE FOTO: DIVULGAÇÃO
S. S. PARAÍSO – A população de São Sebastião do Paraíso aumentou para 74.742 pessoas, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). São 2.946 moradores a mais que o número estimado pelo instituto em 2023 com base no Censo 2022.
A estimativa foi publicada no Diário Oficial da União em portaria do IBGE que serve de base para definição de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No Brasil, a população subiu para 212.583.750.
Em comparação com o Censo 2010, a população de Paraíso cresceu 10,49%. Pelos números de 2022, o município era o 462º entre 5.570 do Brasil na época e o 53º entre 853 de Minas.
O número do IBGE apontado no Censo de 2022 foi questionado por moradores e lideranças da cidade. O prefeito Marcelo Morais e os vereadores argumentaram que nem toda a população havia sido contabilizada. Na época, a equipe de recenseadores fez diversas campanhas para que a os moradores não contatados pudessem se apresentar.
A prefeitura chegou a apresentar um comparativo tendo como base formulários de pessoas cadastradas nas unidades de saúde que apontaria uma população de cerca de 80 mil habitantes.
Representantes do instituto chegaram a vir na cidade acompanhar os levantamentos, mas os números não foram alterados. O IBGE fez apontamentos de que pelo menos 3,5 mil residências no município estariam fechadas. Se levar em consideração a existência de ao menos um morador em cada um destes locais, o número chega próximo dos quase 75 mil habitantes apontados na atual estimativa.
Na época o prefeito chegou a ingressar com uma ação na Justiça Federal, que acatou pedido de liminar em ação ajuizada pela prefeitura contra o IBGE e a União. O pedido era para que fosse afastada decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) para a utilização de dados preliminares do Censo 2022 para a distribuição de verbas do FPM, o que representaria uma perda para o município de aproximadamente R$ 4,1 milhões.
Durante a tarde de quinta-feira, 29, a reportagem tentou entrar contato com o prefeito para comentar a nova estimativa populacional apresentada ontem. No entanto, ele estava se preparando para a realização de um debate eleitoral, programado para acontecer na noite de ontem.