Destaques Geral

Paraíso sedia prova de Três Tambores no CT Amorequo 

12 de outubro de 2024

Associação Amorequo atua com terapia para adultos e crianças é uma das organizadoras da competição./ Foto: Divulgação

Roberto Nogueira 

S.S. PARAÍSO – Neste sábado,12, São Sebastião do Paraíso receberá pela primeira vez a “Prova dos Três Tambores”, competição que será disputada no CT Amorequo, dentro das dependências do Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho.

As atividades terão início às 9h e terá o encerramento às 18h, com várias provas em várias categorias. O evento teve as suas inscrições encerradas na quinta-feira,10, e tem confirmado a presença de participantes de várias cidades da região. 

A prova é uma organização da Associação Amorequo, uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com atendimento de crianças e adultos. A equoterapia é um método  que usa cavalos para ajudar no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. A competição é uma realização do grupo em parceria com Núcleo GA e da Agropecuária São Francisco. 

Está confirmada a participação de competidores de São Sebastião do Paraíso e representantes da região como Pratápolis, Juruaia, Muzambinho, Guaranésia, Bom Jesus da Penha, Alfenas, Guaxupé e Botelhos. Do estado de São Paulo participarão competidores de São José do Rio Pardo e Patrocínio Paulista. Os organizadores informam que não haverá inscrição no dia do evento.  

A competição será disputada em diversas categorias com perfis definidos como Test Horse, Kids, Mirim, Jovem, Feminina, Aberta e Paratambor. Um dos objetivos é dar mais visibilidade e fortalecer essa tradição no esporte equestre. A expectativa dos organizadores é que, com o envolvimento da comunidade, este evento se torne um marco para o esporte e para o município, ampliando o reconhecimento do CT e da cidade. 

A competição equestre de Três Tambores é um teste de velocidade, em que cavalo e cavaleiro realizam um percurso onde estão dispostos, de forma triangular, três tambores. Durante o circuito a dupla realiza o trajeto em vários sentidos. Vence quem completa o trajeto no menor tempo e com menor índice de erros. Para o melhor desempenho é necessário treinamento e habilidade fatores que são aliados ao nível de qualidade dos animais.  

De acordo com os participantes o esporte, dos três tambores é um mix de sentimentos. A disputa suscita fortes emoções tanto para o competidor, como o público.