Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Transportes de São Sebastião do Paraíso aponta que foram registrados 477 acidentes de trânsito no município, sendo 261 com vítimas. Segundo levantamento divulgado pela secretaria, 21 pessoas morreram em decorrência de acidentes neste ano.
No município, segundo as estatísticas, ocorre uma redução nos índices de acidentes com mortes. Em 2022 foram 38, e, em 2023, foram 31.
A rodovia MGC-491, lidera a lista das vias com maior número de casos de acidentes com mortes. A MG-050 e a BR-265 tiveram uma ocorrência cada. Em seguida aparecem, no perímetro urbano, as avenidas Zezé Amaral, Rui Barbosa e Wenceslau Brás, com dois óbitos. Na sequência aparecem as avenidas Delfim Moreira, Itália e Monsenhor Felipe com um caso, além da rua Geraldo Marcolini e Placidino Brigagão.
Entre os veículos envolvidos, 143 são automóveis, 132 são motocicletas e 16 são bicicletas. O restante é referente a outros tipos de veículos. As causas presumíveis, na maioria das vezes, 116 por falta de atenção, má visibilidade (15), embriaguez (10) e ultrapassagem proibida (4) lideram as estatísticas.
No total de pessoas envolvidas são 3.873 entre condutores, passageiros e pedestres. A maioria das vítimas estão na faixa etária de 18 a 29 anos 1.493, sendo que 71% são do sexo masculino e 27% do feminino, sendo o restante não informado.
De acordo com a prefeitura, a divulgação do boletim sobre acidentes de trânsito tem como objetivo fornecer informações sistematizadas para monitorar e analisar o perfil dos casos no município. As informações foram extraídas do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais.
Ainda entre os objetivos constam a intenção de apoiar a tomada de decisões em saúde pública, avaliar as políticas já implementadas e servir como ferramenta educativa para profissionais e para a sociedade. Os dados são coletados normalmente entre outubro de um ano para outro, sendo que para a divulgação das informações apresentadas foram colhidos registros referentes a 2023 e 2024.