S. S. PARAÍSO – O Controle de Zoonoses da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso recolheu 12 caminhões de material durante o mutirão de limpeza realizado no último sábado, 22, em diversos bairros na cidade.
A ação de combate à dengue contou com a parceria das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Comunicação, Educação, além do apoio do Cidassp, da Atenção Primária, do grupo de Escoteiros, da Vigilância Sanitária e dos agentes de endemias.
Segundo a prefeitura, o mutirão foi realizado nos bairros Vila Alza, Jardim Independência, Jardim Maria Lúcia e Vila Radaelli, com o objetivo de eliminar potenciais focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e reduzir o número de casos na região.
A prefeitura ressaltou que, durante o mutirão, foram recolhidos 12 caminhões de material que poderia servir como criadouros para o mosquito, além disso, um caminhão de materiais foi destinado para reciclagem, contribuindo para a limpeza e reaproveitamento de resíduos.
De acordo com o coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana, a mobilização foi fundamental para reduzir os focos da doença e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
“A prevenção é a melhor forma de evitar a dengue. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos manter o mosquito longe de nossas casas e evitar a proliferação da doença”, afirmou o coordenador.
A prefeitura destacou ainda que a principal forma de combater a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água parada, onde o mosquito deposita seus ovos.
“A população pode contribuir adotando medidas simples, como tampar caixas d’água, eliminar pratos sob vasos de plantas e descartar corretamente materiais que possam acumular água. O engajamento de todos é essencial para vencer essa luta contra a dengue”, enfatizou a administração.